TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade de gênero de ambiente escolar

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdade Anhanguera de Rio Grande- Polo II

Curso de Pedagogia

EAD- Semi Presencia

1. Jessica Farias Alves

2. Jordana da Rocha Oliveira

3. Luisa dos Santos Scott Hood

4. Manuela Machado da Rosa

Igualdade De Gênero:

Desafios e Possibilidades da Igualdade de Gênero do Espaço Escolar

Rio Grande

2019

PRODUÇAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO 

1. Jessica Farias Alves

2. Jordana da Rocha Oliveira

3. Luisa dos Santos Scott Hood

4. Manuela Machado da Rosa

Igualdade de Gênero

Trabalho de Licenciatura Pedagogia apresentado à Anhanguera- Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas Psicologia da Educação, Ética, Política e Cidadania, Políticas Públicas da Educação Básica, Metodologia Científica, Educação e Diversidade, Práticas Pedagógicas Gestão da Aprendizagem, Educação a Distância.

                                              Tutor presencial: Maria

                                              Tutor à distância: Salete Regina Lugle

        

Rio Grande

2019

SUMÀRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2 IGUALDADE DE GÊNERO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE IGUALDADE DE GÊNERO DO ESPAÇO ESCOLA....................................................................5

2.1  Igualdade de Gênero.................................................................................5

2.2  Igualdade de Gênero nas escolas.............................................................6

2.3  Grupo de pares: Influência no comportamento de crianças e adolescentes..................................................................................................8

2.4 O que as leis revelam sobre o direito a Igualdade de Gênero.......................8

2.5 Caminhos que contribuem a Igualdade de Gênero na prática.......................9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................10

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................11

1. INTRODUÇÃO

          Neste trabalho abordaremos o tema '' Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar'', o qual significa homens e mulheres devem ter os mesmos diretos e deveres . Também conhecida como igualdade sexual, isto é considera a base para uma sociedade livre de preconceitos e discriminação. Levando para dentro do contexto da criança a uniformidade e a liberdade, tendo como principal objetivo '' quebrar as paradigmas'' impostas pela sociedade. Partindo de Diálogos abordados pelos educadores no ambiente escolar, fazendo com que as crianças pratiquem desde a infância a igualdade entre meninos e meninas.

          Uma das formas de preconceito está presente em comportamentos e práticas que descriminam um sexo o define a superioridade de um sobre o outro. È o que acontece, por exemplo, quando as mulheres recebem salários menores tendo a qualificação semelhante ou maior que as dos homens, ou quando são proibidas de estudar como ainda acontece em alguns países do Oriente Médio.

          Educadores precisam ser orientados a não estimular ou produzir estereótipos e preconceitos dentro da escola.

 2. IGUALDADE DE GÊNERO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE IGUALDADE DE GÊNERO DO ESPAÇO ESCOLAR

2.1- Igualdade de gênero

           A luta pela igualdade de gênero não é uma causa recente, diversos movimentos sociais em defesa de mulheres, negros, homosexuais e demais direitos da humanidade começaram a serem desencadeados nos anos 60. Tais movimentos lutavam pela igualdade de direitos e oportunidades, defendiam os excluídos e os menos favorecidos.

           Independente do sexo biológico, o indivíduo tem o direito de identificar-se como homem ou mulher, mas isso não é algo fácil, pois há uma grande resistência por parte de uma grande porção da sociedade que mantém uma postura conservadora, proferindo um comportamento intransigente.

          Indícios preconceituosos que definem padrões de comportamentos específicos para homens e mulheres, existem desde os primórdios, por volta dos anos 90, quando a globalização se expandiu, a questão de gêneros foi alvo de muitos questionamentos, mas ainda vivenciava-se um repúdio em relação a quem não se enquadrava nos padrões vistos como “normais”.

Ana Paula Comin de Carvalho ressalta que “...é necessário ter presente que ninguém nasce desigual, mas, com grande frequência, as pessoas nascem em condições desiguais.” (2013, p.14). Perante essa afirmação vimos que a sociedade desigual, oferece diferentes condições desde o nascimento do indivíduo, o que de certa forma os rotulam assim que chegam ao mundo.

        Pela lógica da vida, quando um ser nasce, ele é delimitado por suas características físicas, órgão sexuais os definem quanto ao sexo, pode-se considera essa, a primeira imposição, pois sabe-se que a questão sexual vai bem mais além da identidade de gênero, é uma questão de sentimento que aflora com o passar do tempo.

       Me embaso teoricamente nas palavras de CARVALHO que traz a seguinte afirmação:

Como a própria expressão denota, a desigualdade social é um fenômeno social, cultural e histórico exterior ao indivíduo, não sendo, portanto, determinado por condições naturais, biológicas ou por herança genética. (CARVALHO, 2013, p.14

           Perante tal explanação, podemos ter uma noção do tamanho da incompreensão que se tem perante tal questão, percebe-se o quanto os sujeitos são tachados por aparências, o quanto contribui-se para que a desigualdade de gênero seja alimentada e assim mantida ao longo dos tempos.

          Tamanha ignorância, colabora de forma decisiva para limitar as expectativas e oportunidades de muitas pessoas, pois esses acabam por se desfacelar perante uma sociedade que dita normas e exalta a hierarquia social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com