TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desmatamento da mata atlântica

Por:   •  31/5/2015  •  Tese  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

UNIUBE

KATIA CUNHA ANDRADE AMORIM

MARESSA RODRIGUES BASSOTO MOREIRA

SANDRA MARIA GONÇALVES BARBOSA AZEVEDO

SELMA MAURICIO DIAS ALVES

DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA

Timóteo

2015

Desmatamento da Mata Atlântica

Foi com a chegada dos portugueses, a partir de 1500, que iniciou a fase da exploração dos recursos naturais. Vários domínios naturais foram muito devastados. Um dos primeiro a sofrer com esse processo foi a Mata Atlântica, que hoje conta com cerca de 7% de sua área original.

Ao analisar os mapas da mata atlântica em 1500 e 2007, percebe-se a redução drástica da floresta, quase não se vê o verde no mapa de 2007. Além do fato da chegada do português, nota-se que “a partir do século XVIII, há uma aceleração na devastação da floresta no Sudeste, principalmente devido ao ciclo do ouro e a criação de gado, inclusive, com a introdução de pastagens exóticas, o que deve ter destruído pelo menos, 30 mil km² da Mata Atlântica nesse século. Em Ouro Preto, por exemplo, a extração do ouro, além do desmatamento, provocou erosão e surgimento de inúmeras voçorocas”.

Entretanto não se pode deixar de ressaltar que a partir século XVIII e início do século XIX a construção de navios se destaca o que despertou um interesse conservacionista das florestas. Porem, tal "conservacionismo" era para atender os interesses de aumentar o poder bélico da Coroa, o que não ajudou a reduzir a exploração da Mata Atlântica.

No entanto as causas para o desmatamento estão relacionadas não só, com a exploração desordenada da mata atlântica, pelos colonizadores, mas à crescente urbanização e industrialização do país, ao aumento da população em si, (aumentando o consumo dos recursos florestais), tal como os interesses políticos e econômicos na expansão de fronteiras agrícolas e de ferrovias. Mas é necessário destacar que essa exploração desordenada provocou impactos ambientais, como alteração climática, além da poluição do ar, que desencadeia diversas doenças respiratórias.

Diante desse fato o planeta juntamente com a sociedade precisa reverter esse quadro, de degradação ambiental. É necessário que se tome algumas atitudes entre elas, o reflorestamento com plantas nativas, juntamente com a conscientização de preservação. Mais investimento do governo no setor ambiental, punição para quem desmata ilegalmente.

Atitude como essas poderá ajudar a minimizar os impactos ambientais para futuras gerações, além de favorecer uma reconstituição dos biomas florestais já devastados.

Referências bibliográficas

CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica > Acesso em: 4 maio 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com