TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia Mundial do Surdo e Dia Nacional do Surdo

Por:   •  1/11/2019  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Dia Mundial do Surdo e Dia Nacional do Surdo

O Dia Mundial do Surdo é comemorado no dia 30 ou no último domingo do mês de Setembro de cada ano, por membros da comunidade surda de todo o mundo. O objetivo da comemoração nessa data é relembrar as lutas da comunidade ao longo do tempo, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do mundo. Existe também o Dia Nacional do Surdo, que no Brasil é comemorado dia 26 de setembro.

A data do dia 30 de setembro foi escolhida como dia internacional do surdo por causa do momento mais marcante e difícil da história dos surdos que foi o Congresso de Milão, realizado em 1880, no qual foi criada uma lei para proibir a língua de sinais na educação dos surdos. O que acabou por despertar um isolamento cultural da comunidade surda. No Brasil, o dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857 e foi oficializada em Outubro de 2008 por meio da Lei nº 11.796.

A comunidade surda escolheu a cor azul para lhes representar, ficando a data marcada como “Setembro Azul”. Na Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, porque as consideravam inferiores. E os surdos também eram em incluídos nessa situação. A comunidade surda ainda escolheu a cor Azul Turquesa, por ser uma cor "viva" para representa o SER SURDO.

O mês de Setembro foi escolhido por ser um mês mundialmente comemorativo para comunidade surda, é um mês cheio de datas significativas sobre suas lutas e conquistas. Dias 6 e 11 de Setembro é um marco triste para esta comunidade. Foi quando ocorreu o Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos. Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008, foi escolhida porque nesta mesma data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro. E Dia 30 de Setembro comemora-se o Dia Internacional do Surdo e também o Dia do Profissional Tradutor.

A luta pelos direitos dos surdos deve ser contínua, não ficando restrita apenas ao mês de setembro. Para João Vitor Bogas, “a deficiência não está na surdez, mas em quem se recusa a escutar a voz dos surdos.” É preciso que tenhamos uma maior aproximação da comunidade surda e abracemos a sua causa quebrando todos os preconceitos que ainda existem e buscando que seus direitos sejam realmente cumpridos e alcançados.

REFERÊNCIAS:

https://www.direitodeouvir.com.br/blog/dia-nacional-do-surdo

http://setembroazul.com.br/hist%C3%B3ria-do-setembro-azul.html

http://blog.handtalk.me/setembro-azul-mes-dos-surdos/

http://www.turminha.mpf.mp.br/viva-a-diferenca/acessibilidade/26-de-setembro-dia-nacional-dos-surdos

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/o-dia-do-surdo/26890

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com