TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática da Língua Portuguesa, Educação de jovens e Adultos

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Centro de Educação a Distância- UNIDERP

Curso: Pedagogia

Série: 6ª

Disciplinas: Didática da Língua Portuguesa, Educação de jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Competências profissionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial.

Tutora Presencial: Maria Margareth Rocha Oliveira

Tutor(as) Distância: Maria Clotilde Pires Bastos, Ma. Rosemeire, Vivian de Menezes, Mariciane Mores Neres, Glauce Soares Casimiro.  

Alunas:  Arleide Rodrigues Ribeiro, R.A: 8984206702

                                   EDUCAÇÃO  DE  JOVENS E ADULTOS.

                                                Teresina, 01 de novembro de 2016

Introdução

O presente desafio pretende compreender  os desafios apresentados  para a evasão escolar, o EJA ainda e visto por muitos como uma forma de alfabetizar  quem não teve oportunidade  de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar  a escola durante o período de escolarização , mas esse conceito vem mudando esse e um grande desafio da EJA , além de incluir o aluno e ampliar seus conhecimentos  preparar o mesmo para o mercado de trabalho , o pensar o agir e refletir são praticas vivenciadas na educação EJA. No Brasil os PCN trabalham em cima da teoria construtivista com metas de qualidade  e  cabe ao professor direcionar  suas metas e a escolha da sua metodologias   são ferramentas chaves para a  qualidade no processo  de  ensino e aprendizagem o professor tem  que buscar alternativas ferramentas  para incentivar a compreensão e a construção do conhecimento , levando em conta a bagagem construída através da vivencia por parte dos discentes .Geralmente é depois da adolescência que o individuo reconhece que necessita do conhecimento escolar e passa a busca-lo. As causas de não ter se alfabetizado na infância podem ser diversas, como o fato de ter que trabalhar para viver, não ter acesso a escola no local aonde mora e outras. Existem diversos fatores que muitas vezes não possibilitam a alfabetização no período da infância no decorrer dos anos o individuo sente a necessidade de inserir-se nesse processo e procuram a EJA (educação de jovens e adultos). Alfabetizar tais pessoas é proporcionar para elas grandes mudanças, uma nova visão de mundo, a chance de ter uma vida melhor pelo menos com mais oportunidades.  

  Passo 1

    A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que prepara todos os níveis da educação básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao ensino fundamental ou médio na idade apropriada. É importante lembra que a maioria das pessoas que frequentam a educação de jovens e adultos são comprometidos  com a aprendizagem, entendem a importância da educação, portanto estão lá porque desejam ou precisam. A educação de jovens e adultos (EJA) foi regulamentada no artigo 37, da lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Teve como objetivo atender aos jovens e adultos que não puderam ou não tiveram oportunidade de ter uma educação básica na sua época. O artigo 38° diz que a conclusão do ensino fundamental é para os maiores de 15 anos e o nível de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos com exames supletivos realizados durante sua trajetória nos cursos EJA.  

 Passo 2

     A educação popular caracteriza-se por princípios e praticas educativas em que os educandos/educadores e a formação integral desses sujeitos no processo educativo bem diferente de uma perspectiva de educação em que os sujeitos são tratados como menor  receptores de conhecimento, sem sentido para a vida e desenvolvidas da totalidade de condições humana. É nessa perspectiva que a EJA busca montar as praticas  educativas.

    Para compreender o sentido da EJA numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, vale ressaltar o pressuposto assumido pela UNESCO (1985) de que o direito de aprender constitui-se pilar fundamental para o desenvolvimento humano e o progresso social é, por isso, deve ser assegurado a todo o ser humano, em qualquer tempo, um desafio para a EJA  é considerar as diferentes culturas e os saberes na constituição da aprendizagem a partir do seu currículo. Sem desconsiderar as diferenças geracionais, diversidade cultural, social e econômica do publico alvo bem como suas trajetórias e historias.

     O processo avaliativo, fundamental para a reflexão acerca do alcance dos objetivos propostos, deve reconhecer as possibilidades e necessidades da aprendizagem ao longo da vida escolar e não apenas em momentos fragmentados ou descontextualizados do ensino- aprendizagem, portanto orienta- se processos avaliativos que compreendem e reconhecem os saberes adquiridos a partir de suas trajetórias de vida. Na perspectiva da avaliação formativa deverem ser consideradas a avaliação formal (testes, provas, trabalhos, projetos escolares, e outros ), avaliação informal (auto avaliação valores e juízos de encorajamento ) e outros formatos que forem definidos no projeto politico – pedagógico das escolas, considerando as diretrizes de avaliação educacional da SEEDF, de maneira construtiva, colaborativa e não punitiva e excludente.

Passo 3

Variação linguística

 

Está presente a  todo  momento  na formação e estruturação de nossa língua se voltarmos a nossa língua mãe o latim percebemos que tivemos muitas mudanças a linguística atual revela que uma língua não é homogenia e através dela que se caracteriza o homem, a diversidade os variados estilos e grupos.

Variação Linguística e os diverso usos que os falantes fazem de uma mesma língua que são decorrentes da indissociabilidade de quatro realidades que são língua cultura identidade e povo , por  isso a língua e o reflexo da trajetória histórica de uma sociedade .Cabem a escola  não ignorar as diferenças sócio línguistica devem estar consciente que existem duas ou mais maneiras de dizer a mesma coisa e os alunos que de alguma forma chegam na escola com as suas peculiaridades devem ser respeitados o aluno deverá ser capaz de adequar a sua linguagem de acordo com as situações de uso, dessa forma ele saberá que a língua materna sofre variações , e que seu dialeto faz parte também da língua e que deve ser usado em situações cabiveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com