TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática e Educação Online - Um estudo bibliográfico

Por:   •  10/3/2017  •  Artigo  •  4.481 Palavras (18 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 18

Didática e Educação online: um estudo bibliográfico[1]

Douglas de Mattia[2]

Daliane Rahmeier[3]

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo analisar, sob o enfoque de pesquisa bibliográfica, a relação entre didática e educação online. Compreendeu-se que didático é um processo de ensino no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa, auxiliando o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional. Assim, as constantes inovações surgidas no mundo pelo grande desenvolvimento das áreas das telecomunicações e da informática, aliado ao advento da Internet, revolucionaram as formas de comunicação e interação entre as pessoas, inclusive nos métodos de estudo, sendo uma das modalidades surgidas o EAD (Ensino a Distância). Portanto, nessa modalidade de ensino a distância, os estudantes e professores não necessitam estar presentes num local específico durante o período de formação.

PALAVRAS-CHAVE: Didática, Educação Online, Práticas Pedagógicas.

  1. INTRODUÇÃO

A didática é uma atividade educacional especializada, que se preocupa com os problemas de ensino, buscando orientar esse processo. Entretanto, a didática pode conter uma teoria de instrução, mas ela dificilmente ensinará por si mesma, todas as necessidades educacionais que requerem respostas didáticas.

Sabendo que o acesso à educação é uma condição muito importante para a conquista da cidadania plena da população. A educação tem o compromisso de buscar a edificação de um mundo mais solidário, dando respostas a esse desenvolvimento que se processa em alta velocidade, interligando todas as partes.

Observa-se que as informações que transitam por vias digitais, necessitam de habilidades didáticas para lidar com os meios de acessá-las, e por modo crítico e criativo, transformá-las em conhecimento. Kensky (2007, p. 46), sobre tal assunto diz que “é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu uso, realmente, faça a diferença”.

Compreende-se, portanto, que a eficiência e a aplicabilidade dessa modalidade de ensino e como é feito o processo de aprendizagem. Ao examinar-se a contribuição desta forma de ensino para as pessoas que não tem condições de freqüentar o ensino presencial, percebe-se que durante os últimos anos, o ensino á distância - EAD, tem feito uso das novas tecnologias de comunicação e informação aumentando a eficiência do aprendizado.

Portanto, o presente trabalho tem como objetivo fazer um breve estudo bibliográfico sobre didática e educação online.

  1. DIDÁTICA

Etimologicamente, a relevância da disciplina Didática configura-se na própria tradução do termo “didática”, o qual advém do vernáculo grego “Τεχνή διδακτική” (techné didaktiké), traduzido como “arte de ensinar” ou “técnica de ensinar”.

A Didática caracteriza-se nas seguintes fases: primeira, denominada “naturalistaessencialista” ao contemplar ensinar “tudo a todos”, como defendeu Comenius. Nesta fase, a didática vislumbrava o preparo do indivíduo para a vida eterna, fundamentada no “ensino das ciências em geral, das artes, das línguas, da Ética e da Religião, matérias incluídas no plano orgânico de estudos” (OLIVEIRA, 1998).

A segunda, fundamentada na Psicologia, alicerça-se no trabalho de Pestalozzi, o qual vê a necessidade da teórica e da prática, numa postura de aprendizagem que chame atenção dos alunos e tenha uma sequência lógica (OLIVEIRA, 1998).

A terceira fase ressalta as investigações e experimentações, momento em que a crítica se esboça nos métodos e lança novos horizontes quanto à necessidade de se sair da sala de aula.

Na conjuntura atual, o papel da Didática abrange discussões, visando à formação holística dos profissionais da educação. No mundo dinâmico das novas tecnologias, em que a aprendizagem é construída de forma colaborativa nos ambientes virtuais, o papel da Didática está indissociavelmente ligado aos novos estilos de aprendizagem que levam à autonomia dos educandos, efetivando-se o caráter dialógico da educação, como propôs Paulo Freire (2002).

Nas palavras de Freire (2002, p.25), “não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Nesse sentido, as novas tecnologias ratificam essa posição freireana, quando docentes e discentes participam da interatividade que os meios eletrônicos permitem para facilitar o ensino-aprendizagem como via de mão dupla, efetivando-se na construção e reconstrução do aprender e do ensinar como duas faces de um mesmo processo.

Para Libâneo (2012) a didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional.

A atividade docente tem a ver diretamente com o “para quê educar”, pois a educação se realiza numa sociedade formada por grupos sociais que têm uma visão distinta de finalidades educativas.

A didática, portanto, trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sociopolíticos (LIBÂNEO, 2001).

Para o autor,  tem-se que a didática cuida dos objetivos, condições e modos de realização do processo de ensino. Portanto, o principio básico que define esse processo é o seguinte: o núcleo da atividade docente é a relação ativa do aluno com a matéria de estudo, sob a direção do professor. O processo de ensino consiste de uma combinação adequada entre o papel de direção do professor e a atividade independente, autônoma e criativa do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com