TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática na formação profissional do professor

Por:   •  30/4/2022  •  Artigo  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO EDUCADOR

SANTOS, Cátia Carlos dos1

catiacarlos2109@gmail.com

CONCEIÇÃO, Lauana Nunes²

lauananunes02@gmail.com

RESUMO

Este artigo tem por objetivo entender a didática na formação profissional do educador(a) começando por analisar o conceito histórico de didática; buscou-se compreender a didática na prática e teoria dentro da ação docente ; a importância da pesquisa se justifica por querer entender como ocorre a prática docente no cotidiano da sala de aula;

Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica que Segundo Gil (2002, p.44), “[...]é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, pesquisa exploratória de acordo com  Gil (2008), o objetivo de uma pesquisa exploratória é familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido ou explorado” e qualitativa , cuja  visão de Denzin e Lincoln (2006),  implica uma ênfase sobre as qualidades das entidades e sobre os processos que não podem ser examinados ou medidos experimentalmente em termos de quantidade, volume, intensidade ou frequência.No referencial teórico encontram-se os estudos de Haidt (2002), Bastos (2017), Martins (1995).Encontra-se como resultado momentâneos da pesquisa o fato de que a didática colabora e motiva a ação docente, o que gera uma melhor aprendizagem nos alunos. No dia a dia da sala de aula tem muitos professores que sabem o conteúdo, a disciplina metodológica, mas pecam por não saberem transmitir aos alunos, deixando uma lacuna aberta que fara muita falta no processo de ensino aprendizagem.

Palavras - chaves: Didática, Docência, Aprendizagem

  1. INTRODUÇÃO

        A realização deste artigo tem por finalidade buscar entender uma questão presente no ambiente de trabalho de milhões de profissionais na área de educação. A realidade que diretamente no dia a dia do trabalho que desenvolvem está muitas vezes acima das suas próprias vontades e qualificações, mas diante de uma perspectiva social. Como objetivo geral deste artigo é encontrar uma resposta que venha servir para compreender a relação entre a Didática e a formação profissional do professor. Esclarecer que a Didática é de fato responsável pela pratica docente e condução dos trabalhos pelos profissionais dentro do ambiente de trabalho.

Como objetivo especifico faz-se necessário conhecer a conceituação de Didática e contexto histórico da Didática. Buscar ver que a Didática acompanhou a evolução da humanidade, porem só no século XX é que se chega ao denominador especifico para a Didática na formação do professor.  

A didática teórica e a Didática prática é um dos objetivos específicos que vai ser desenvolvido encima de três principais elementos do campo de trabalho da pedagogia e por seus profissionais que são a metodologia, o planejamento e a avaliação.

        O professor é o responsável pelo bom andamento do processo de ensino aprendizagem nas salas de aula. Faz necessário investigar os métodos e princípios de ensino metodológicos para a melhor qualificação profissional dos profissionais na área da educação. E como último objetivo especifico conhecer a formação e a motivação dos profissionais da educação.

        O presente trabalho desenvolveu-se introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O critério metodologico utilizado para este trabalho foi feita uma pesquisa bibliografica com a utilização de dados segundários de forma qualitativa, descritiva e exploratória, cabendo a autora do artigo escolher as informações relevantes para sua utilização.

        

2. CONCEITUAÇÃO DE DIDÁTICA E CONTEXTO HISTÓRICO

A educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento e progresso da sociedade e de qualquer nação. Países que investiram em educação, na qualidade e no desenvolvimento das metodologias de ensino provaram no decorrer do tempo que através da educação qualquer país pode e será bem desenvolvido e as pessoas terão ótima qualidade de vida.

Para Haidt (2002, p. 11-12) a educação ao longo do tempo está ligada ao social e individual. Social por que orienta a conduta e a valores, e individual “refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo”. O conhecimento do defensor e seus muitos métodos é que vão nortear a sua didática pedagógica.

Para Bastos (2017) o conceito de didática é a pratica docente propriamente dita. Ou seja, é a capacidade que o docente tem em transmitir o que ele programou teoricamente para ser o objetivo de ensino aprendizagem.

De acordo com Haidt (2002, p. 13) coloca que,    

[...] a Didática é uma seção ou ramo especifico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto a Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino.

A didática no processo de aprendizagem é a manifestação de várias atividades. A didática vai além da técnica de ensinar. É a organização do pensamento, de um método aceitável de ensino e sinaliza o melhor caminho para a aplicabilidade (BASTOS, 2017).

A evolução histórica da Didática é tão antiga quanto a história da humanidade. Até o início do século XIX, o que predominou foi a pratica da aprendizagem passivo e receptivo. “apreender era quase exclusivamente memorizar. Neste tipo de aprendizagem, a compreensão desempenhava papel muito reduzido” (HAIDT, 2002, p. 14).

Para Haidt (2002, p. 14) a didática na Grécia antiga de Aristóteles professava a teoria que, a maneira como se ensinava a ler e escrever era da mesma maneira de ensinar um oficio manual ou instrumento musical. A repetição de exercícios era executada tantas vezes levando a tornar hábitos.

A didática para os principais pensadores deu-se no âmbito da psicologia. Para Sócrates (século V a.c.) o saber não é algo que o professor transmite e o aluno apreende. O conhecimento é uma descoberta própria que as pessoas realizam. O conhecimento para Sócrates vem do interior do indivíduo. E que a função do professor é de ajudar o aluno a descobrir, por si mesmo, a verdade (HAIDT, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (104.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com