TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes tipos de metidologias

Por:   •  9/3/2016  •  Artigo  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

  Conceitos das diferentes Metodologias e Práticas de Ensino

 Um método antigo e tradicional é o Tradicionalismo, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica, as aulas são centradas no professor, que decide quais serão os conteúdos repassados aos alunos, assim como a organização de como será efetuado. Tendo como vantagem o fato de o professor possuir maior controle das aulas, tendo a desvantagem, porque se torna difícil explicar a prática por meio de aulas expositivas, assim como para o aluno fica difícil pensar na aplicação da teoria exposta.

  Já o método Construtivismo inspirados na idéia de Jean Piaget o que vale é a interação entre os professores e alunos, o aluno é instigado a ter curiosidade e procurar respostas, o aluno é o centro das atenções e o professor o direcionador da aula. A desvantagem é a dificuldade do professor em conduzir a turma, pois cada um tem um jeito de estudar.

  O Sócio-Interacionista é uma teoria de aprendizagem como o foco na interação, a vivência em sociedade é essencial para a transformação da criança, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender sendo as vantagens. Sendo demorado e pouco prático para o professor, essa teoria deve gastar tempo desenvolvendo um plano de aula adequado.

  Na Escola da Ponte é bem diferente esse conceito de avaliação, não existe repetência, a avaliação não tem objetivo de aprovar ou reprovar, as avançam conforme sua autonomia e seu ritmo, ela segue com aquilo que aprendeu e que ainda precisa ser alcançado.

  Para Saviani deve-se facilitar ao máximo o processo de transmissão e assimilação, permitindo a construção de conhecimentos significativos, privilegiando uma visão histórica do conhecimento humano, levando ao estudante a compreensão dos fatores que determinam a construção da realidade social com todos seus conflitos e contradições.

  Do ponto de vista ideológico de Newton Duarte, o tecnicismo com sua visão crítica da sociedade, a educação como estrutura funcional, na qual, os indivíduos ao se qualificarem possam assumir os postos de trabalho necessários para a manutenção harmônica da sociedade. Como o trabalho docente a relação não era diferente: o professor como uma peça da organização social, seguia os procedimentos técnicos necessários para a realização da atividade educativa.

    As competências são objetivos de estudo do suíço Philippe Perrenoud, cujas idéias sobre a prática pedagógica influenciaram as reformas educacionais no Brasil, a primeira que ocorre dentro de uma escola. Segunda é a que acontece entre as escolas e que pode levar a recusar os chamados estudantes de riscos, em lugar de dar oportunidade a todos. Em educação, não deve haver perdedores, ele justifica. Com ênfase que coloca na importância da universalização do ensino, o especialista fala das novas ambições e perspectivas educacionais. Criou as dez novas competências para ensinar. Entre elas; organizar e dirigir situações de aprendizagens; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e trabalhar em equipe. Também trata dos temas de avaliação, pedagogia diferenciada e formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com