TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades na Produção de Resumo

Por:   •  4/9/2019  •  Resenha  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

SOUSA, Geilda Maria de; ABREU, Elzenita Falcão de. REVASF. As dificuldades na produção de resumo pelos estudantes de Administração de empresas da UNIVASF, Petrolina-PE, Maringá-PR, v. 5, n. 7, p. 84-102, mar. 2015.

Geilda Mª Cavalcante possui graduação em Pedagogia, habilitação em Supervisão e Administração escolar e Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco, mestrado em Educação e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Tem experiência na área da Educação. Elzenita Falcão de Abreu possui doutorado em Psicologia e mestrado em Educação pela UFES, especialização em Psicologia Social pela Universidade Católica de Pernambuco, graduação em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas da Psicologia e da Educação.

O artigo em questão aborda as dificuldades encontradas por alunos de nível superior na produção de resumos. Para saber o que causa tais complicações, foram realizadas entrevistas semiestruturas e feita a análise de resumos de 10 alunos do 1° período do curso de Administração da UNIVASF, no ano de 2013. Para melhor compreensão do texto, é importante saber quais os critérios para produzir um resumo e qual importância do mesmo no decorrer dos anos de academia do estudante.

Nesse texto, as autoras apresentam o resumo como um instrumento facilitador do estudo ou da revisão e também como um parâmetro de avaliação da compreensão do leitor. Tendo em vista que tal técnica se trata de uma condensação de um texto, é preciso abordar nele apenas as principais ideias, objetivos e propósitos e para que isso seja possível o aluno precisa compreender o texto, priorizar as ideias principais e deixar de lado as secundárias, organizar essas ideias de forma coesa e coerente, ser sempre fiel ao texto original sem copiar frases ou expressões, a menos que seja necessário e redigi-lo de forma impessoal. Além disso, pode utilizar as técnicas de sublinhar e esquematizar antes de iniciar o resumo.

De acordo com os dados adquiridos através das entrevistas e análise dos resumos, é possível ver que os alunos possuem dificuldades na hora de argumentar. Um problema para isto está na falta do hábito de leitura, o que leva a uma interpretação precária e a dificuldade de escrever em outras palavras, bem como a erros gramaticais e de pontuação. Além disso, com relação as estratégias de leitura, faz-se presente a técnica da sublinha, a qual auxilia o aluno na produção do resumo.

Este artigo possui um caráter importante, não apenas para os professores como também para os alunos, pois a partir dos dados coletados é possível que os docentes desenvolvam estratégias para aprimorar os pontos em que os discentes apresentam mais dificuldade, assim como permite que o estudante faça uma avaliação dos seus hábitos de estudo, buscando, ele mesmo, a fonte das suas dificuldades na produção de tal texto para que, em seguida, possa procurar meios eficientes para melhorá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com