TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades na alfabetização e letramento

Por:   •  14/5/2017  •  Monografia  •  14.515 Palavras (59 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 59

UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DE SÃO PAULO- UCESP

ANDRÉA APARECIDA FERREIRA

        

DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

 E LETRAMENTO

ARAÇATUBA- SP

2016

ANDRÉA APARECIDA FERREIRA

DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

 E LETRAMENTO

Monografia apresentada como exigência do curso de Pedagogia para obtenção do titulo de Pedagogo, sob orientação do Professor Orientador Cláudio César Pereira Cristal.

ARAÇATUBA- SP

2016

[pic 1]

[pic 2]

DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ROSEMEIRE CUSTÓDIO PINTO

Aprovada em

BANCA EXAMINADORA

Prof.

COORDENADOR

Prof. Mestre Izabel de Lourdes Gimenez de Souza

PROFESSOR(A)

Prof...............

SUPLENTE

AGRADECIMENTOS

Agradecer é reconhecer a importância que alguém teve em um determinado feito ou momento.

Por isso, agradeço a todas as pessoas que colaboraram para a conclusão deste trabalho e demonstrar minha gratidão pela ajuda, apoio e amizade. Compartilho com vocês a alegria deste momento.

EPÍGRAFE

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (Paulo Freire)                  

RESUMO

 O presente trabalho procurou mostrar que a alfabetização e o letramento, quando trabalhados de forma adequada possibilitam um menor grau de dificuldade dos alunos com relação à aprendizagem. Assim, eles passam a conviver com a leitura e com a escrita de maneira prazerosa e com isso, valorizá-las e a fazer uso constante delas. Para poder realizar esse trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo numa sala de 1série/2º ano de uma escola municipal da cidade de Lucélia, São Paulo. Pela análise dos dados coletados nas pesquisas é possível perceber o quanto as séries iniciais são essenciais para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos e, especialmente, com relação à leitura e à escrita.

Palavras-chave: alfabetização; letramento; ensino-aprendizagem; desenvolvimento; educação.

        

ABSTRACT

The present work tried to show that the literacy and the reading valorization and of the writing, when worked of adequate form enable a students difficulty minor degree with regard to the learning. This way, they proceed cohabiting with the reading and with the writing of joyful way and with that, value them and to do constant use of them. For  that work was accomplished a bibliografic research and a field research in a room 1série/2º year of a municipal school of the city of Lucélia, São Paulo. By the data analysis collected in the researches is possible to realize the how much the initial series are essential for children's development in several aspects and, especially, with regard to the reading and to the writing.

Words-key: Literacy; Teaching-learning; Reading; Writing; Education.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        09

Capítulo I. Alfabetização: concepções e métodos        12

1.1.Os métodos utilizados até a década de 1980        12

   1.2. A alfabetização a partir de 1980        16

Capítulo II. O que é alfabetização e letramento        19

2.1. O que é alfabetizar        19

   2.2. Diferença entre alfabetização e letramento        26

Capítulo III. Por que alguns aprendem e outros não        29

3.1. Dificuldades na alfabetização e no letramento        29

   3.2. O papel do professor alfabetizador        38

Considerações Finais        42

Referências        43


INTRODUÇÃO

No Brasil, nos últimos anos houve uma grande preocupação com a alfabetização e foram introduzidos novos métodos, para que os métodos tradicionais, que davam resultados não tão satisfatórios fossem substituídos, esperando-se, com isso, que as crianças se alfabetizassem e, consequentemente, se tornassem bons leitores e produtores de texto.

No entanto, e embora se tenha avançado, ainda é grande a presença de alunos “analfabetos” ou “mal alfabetizados” em séries avançadas do Ensino Fundamental. Esse fator é apontado como um rasgo educacional, o que gera críticas sobre a validade e a qualidade do ensino oferecido nas séries iniciais.

O fato de alguns alunos terem progredido, fez-se com que surgisse questionamentos sobre os fracassos escolares. Por que alguns alunos tinham êxito outros não, uma vez que o progresso na alfabetização também é resultado das muitas interações das crianças com a escrita, mas apesar disso, muitas crianças não conseguem se alfabetizar tendo as mesmas participações que as outras.

A alfabetização começou a passar por novos questionamentos a partir da década de 80. e com as pesquisas realizadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky  sobre a psicogênese da língua escrita, o enfoque construtivista passou a ser utilizado, pois dessa maneira, as crianças começariam a utilizar na língua escrita situações reais de comunicação, tendo cuidado desde os primeiros anos educacionais com o chamado *analfabetismo funcional*. Ainda assim, muitos alunos  saíram da escola sem saber ler e quando o fazem, é de forma falha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (96.1 Kb)   pdf (461.5 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com