TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades do Letramento - A Deficiência Da Leitura e da Escrita

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 7

A Deficiência Da Leitura e da Escrita

DESAFIO: AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA CAUSADAS PELOS MÉTODOS DE ENSINO QUE NÃO VINCULAM O CONTEÚDO ABORDADO EM SALA DE AULA COM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES.

SOLUÇÃO: USO DE DIFERENTES GENEROS TEXTUAIS PARA MELHOR INTERPRETAÇÃO E ASSOCIAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA (ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO).

Saber ler e escrever são pontos que nos movem nos dias de hoje, se souber ler   mas não compreender o conteúdo e a essência da leitura, 0 aluno provavelmente possui uma deficiência na leitura, o que pode lhe prejudicar potencialmente no dia-a-dia. Outro tópico é o caso da escrita, o aluno escreve mas ainda sim comete erros ortográficos, se torna também uma deficiência na escrita. A dificuldade na leitura e escrita é atualmente um dos maiores problemas  em discussão nas escolas pois essa deficiência pode ter sido causada pelo próprio corpo docente, porque só se é possível transmitir aquilo que aprendemos e como aprendemos.

É exatamente sobre estas dificuldades que preparamos este relatório, pois em nossas turmas de até o 7° ano do ensino fundamental, nos deparamos com a deficiência da leitura e principalmente da escrita, Alunos que ainda não sabem ler, logo tem uma grande dificuldade de escrita onde dificulta o entendimento do conteúdo apresentado em sala de aula. Através deste relatório, queremos oferecer soluções para este problema ao que temos como meta alfabetizar e letrar nossos alunos para que ao chegarem na 8° e 9° ano do ensino fundamental, possam ler, compreender e escrever apropriadamente.

Nossa proposta não se trata de aulas com decodificações da língua, e sim apresentar métodos que os cativem e lhes dê prazer em ler partindo de um incentivo do professor, fazendo com que possam ler e compreender o mesmo, utilizando materiais didáticos atuais que desperte o interesse do aluno a leitura, porque somente com a leitura o aluno tem como aplicar maior conhecimento na escrita.

Proposta sugerida

Momento leitura: Seria interessante haver um momento especial para trabalhar com a leitura onde não iriamos fazer mais nada além de ler, interagindo entre os alunos para que se sintam à vontade para ler, errar e acertar.

Pedir aos alunos que cada um leve para a sala um texto, trecho, poema, gibi, algo que gostem de ler, ou até mesmo letras de músicas que se interessem. Então já em sala de aula seria feito uma roda com as carteiras para dar início ao momento leitura, cada um teria a oportunidade de ler aquilo que havia trazido para apresentar e enquanto isso os demais fariam perguntas sobre a leitura em um momento de interação. Após as leituras o professor teria como obrigação coordenar a aprendizagem, ensinando e dando exemplos explicações para que o aluno comece a entender a arte de compreender o que se lê.

Este projeto teria como finalidade, ser realizado uma vez por semana, para estimular e incentivar os alunos a lerem cada vez mais. Como objetivo seria interessante realizar a cada duas semanas um momento leitura com compreensão, ou seja, uma análise do texto aplicado onde cada aluno após sua leitura fará seu próprio questionário sobre do que se trata a leitura, compartilhando com a turma em salas suas dúvidas sobre aquilo que não foi entendido com clareza, ou até duvidas simples de como se escreve determinada palavra, qual a letra correta se é m ou n, x ou ch etc… o seu ponto de vista sobre o determinado texto, assim se torna uma atividade estimulante e desafiadora para que os educandos sintam prazer em ler, ao mesmo tempo que trabalham com seu senso crítico e sua percepção para compreender tudo a que se lê.

O corpo docente da escola da rede pública  percebeu que os alunos da 7ªsérie (ensino fundamental), apresentaram dificuldades na leitura. Detectado o problema, os professores em conjunto com a direção da escola entenderam que a base para a resolução dos problemas de leitura dos alunos, era a comunicação entre pais e mestres, ou seja, a interação entre escola, família e sociedade. Eles concluíram que era fundamental ter noção do contexto social em que os discentes vivem e assim  estar a par  de suas dificuldades. Em reunião com a direção da escola, a professora de língua Portuguesa concluiu que a leitura deveria ser algo prazeroso, e sugeriu que a direção da escola permitisse que os alunos trouxessem livros de casa, ou que a escola lhes oferecessem livros que  despertassem o interesse pela leitura como: mangás gibis, romances etc. E a partir desta leitura  introduzir de uma forma lúdica  o conteúdo da disciplina, como por exemplo as classes gramaticais. Contudo estar sempre gerando questionamentos, desafiando-os a buscarem respostas para suas dúvidas, e dessa forma transformá-los em indivíduos seguros. A professora também sugeriu o uso de TI (Tecnologia da Informação), levando em consideração a afinidade dos adolescentes com essas tecnologias, elas lhes seriam úteis não só para leitura, mas também para pesquisas, mas claro que tudo com a supervisão do professor. Falou ainda  sobre introduzir a leitura de obras de arte, como pinturas, esculturas etc, Através da leitura de obras de arte discutir sobre o autor, o contexto histórico-social em que a obra foi criada e até dar margem para outras disciplinas como, por exemplo, uma aula de história e mostrar a eles que há várias formas de leitura. Todas essas sugestões a educadoras levou a direção da escola, no entanto, cuidou de deixar  claro que alguns alunos, poderiam ser portadores de  dislexia ou deficit de atenção devido ao comportamento e as dificuldades mais acentuadas. Esses alunos obviamente que seus responsáveis  seriam orientados a procurarem ajuda profissional. No entanto, participariam do novo método que a professora sugeriu para ajudar os demais alunos a melhorar  a leitura. O desinteresse da parte dos estudantes, dificuldades de leitura e escrita, são alguns dos obstáculos enfrentados nas salas de aula. Os profissionais da educação buscam exercer suas atividades, e no meio acadêmico, o que encontram são alunos que possuem históricos educacionais com deficiências na aprendizagem. Durante a infância, o letramento e a alfabetização, muitas vezes não são absorvidos com êxito por alguns alunos, pois a falta de Didática no planejamento das aulas interfere na aprendizagem, assim como outros fatores no contexto  dos estudantes. Alguns desses fatores têm caráter social. Podemos citar a exclusão social como um dos principais fatores. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com