TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Educacional e Ética

Por:   •  18/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

             

                         Os termos “éticos” e “moral” são comumente utilizados como sinônimos, mas, embora estejam relacionados entre si, são dois conceitos distintos. No contexto filosófico, ética e moral são dois termos que se complementam, mas este sentido, pode-se considerar a ética como um tipo de postura e que se refere a um modo de ser, trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos relações com outra pessoa, o que nos faz perguntar, como lidamos com as outras pessoas em sociedade? Uma conduta ética pode ser um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais. No meu ponto de vista a Moral é formada pelos valores estabelecidos pela própria sociedade e os comportamentos socialmente aceitos e passíveis de serem questionados pela ética. Pode-se afirmar que, ao falarmos de moral, os julgamentos de certo ou errado dependerão do lugar onde se está. A ética junta determinados tipos de comportamentos, sejam eles considerados corretos ou incorretos, já a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não

       Para Yves de La Taille a moral é aquela que fundamenta um conjunto social de valores, sendo passada de geração em geração, e que o sujeito respeita e repete mais por hábito e educação social que por um exercício reflexivo que define que tais ações são boas e justas. Já a ética ele aponta como sendo resultado de uma reflexão filosófica, realizada pelo próprio sujeito com base nos trabalhos filosóficos anteriores, e que é capaz de apontar eventuais "falhas" na moralidade comum, corrigindo-as.

       Existe uma dimensão na qual o autor Yves de la Taille, fala sobre moral e ética são mutuamente dependentes, uma dimensão psicológica, que pode ser assim formulada: um indivíduo somente agirá conforme princípios e regras morais, (seja quais forem) se essas fizerem, para ele, sentido no plano ético, verifica-se claramente que tais atos implicam uma dimensão moral e outra ética. A dimensão moral está no que ferem frontalmente a moral. E a dimensão ética está no ato do suicídio. Esses meninos não desfrutavam uma “vida boa”, do contrário não teriam dado um fim a ela. Porém certamente necessitavam de um senso moral, porque nenhum impedimento foi por eles acionado para que não matasse, isto posto, o objetivo do presente texto é procurar avaliar, do ponto de vista psicológico como estão a moral e a ética no mundo contemporâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com