TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS PUBLICAS PELO DIREITO A UMA GESTÃO EDUCACIONAL DE QUALIDADE

Por:   •  10/10/2016  •  Resenha  •  4.063 Palavras (17 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]  INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU

CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCENCIA DO ENSINO  SUPERIOR E GESTÃO

                                                               

     

 EDINEIDE ARAÚJO D MACEDO

POLITICAS PUBLICAS PELO DIREITO A UMA GESTÃO EDUCACIONAL DE QUALIDADE

DISCIPLINA: TCC I

ORIENTADOR: ADERIVALDO MONTEIRO

FLORIANO-PI

2016

POLITICAS PUBLICAS PELO DIREITO A UMA GESTÃO EDUCACIONAL DE QUALIDADE

Formada em Letras/Língua portuguesa, cursou a pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Gestão, no Instituto São Judas Tadeu, informações para contato: E-mail: edineidearaujo3@hotmail.com, fones:87-981013974.

RESUMO

Neste artigo apresento uma breve escrita de releitura do que chamamos de políticas públicas e gestão educacional, ressaltando a importância da mesma no funcionamento do sistema de educação, bem como salientando sobre os cuidados em relação as desigualdades que a sociedade vem sofrendo ao longo dos anos sem ao menos entender suas razões. Segundo dados da própria LDB e do MEC várias são as tentativas de melhorias em busca de desigualdades tão explicitas ás gestões, porém ainda não foi possível encontrar resultados com perfeição para tais desejos. As políticas públicas nas gestões surgem com objetivos de priorizar o combate às desigualdades sociais, e um grande passo é promover a educação de qualidade como direito social. A educação é vital para a conquista do desenvolvimento econômico do país. Por isso dizemos que os mais sucessidos são aqueles que possuem uma boa educação ou seja, tendo a educação como meio de sobrevivência numa sociedade que se torna cada vez mais competitiva. Assim é de suma importância conhecer e angariar propostas de reinvestimento no saber e na própria formação social do indivíduo com tentativas de descobrimentos interpessoal e socioconstrutor. Veja o que diz o artigo 22 da Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira. A Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável pra o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Pautados neste artigo vejamos como discorre o processo de políticas educacionais no sistema educacional.

PALAVRAS CHAVE: Direito Social, Educação, Políticas Públicas.

ABSTRACT

In this article I present a brief written retelling of what we call public and educational management policies, emphasizing the importance of it in the functioning of the education system, as well as stressing on care relative inequalities that society has undergone over the years without at least understand his reasons. According to data from the LDB and MEC are several attempts to improvements in search of inequalities as explicit ace managements, but we still can not find results with perfection to such desires. Public policy in the administrations come up with objectives to prioritize the fight against social inequalities, and a big step is to promote the quality of education as a social right. Education is vital to the achievement of economic development of the country. Therefore we say that the most sucessidos are those who have a good education that is, having education as a means of survival in a society that is becoming increasingly competitive. So it is very important to know and raise reinvestment proposals in knowledge and own social formation of the individual with attempts at interpersonal and socioconstrutor discoveries. Listen to the article 22 of the Law of Directives and Basis of Brazilian Education. Basic Education is to develop the student, assure you the indispensable common training for citizenship and provide you with ways to progress at work and in later studies. Guided in this article discusses see how the process of educational policies in the educational system.

KEYWORDS: Social Law, Education, Public Policy.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1-POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: LIMITES E PERSPECTIVAS        

1.1-Analise da estrutura educacional no processo evolutivo        

1.2 Políticas Públicas Pelo Direito A Educação De Qualidade        

1.3 Falando um pouco de Reforma educacional        

1.4 A legislação e a Educação no Brasil        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

1-POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: LIMITES E PERSPECTIVAS

1.1-Analise da estrutura educacional no processo evolutivo

A história do processo educacional e as várias formas de educação, segundo estudos a educação era financiada com recursos públicos, configurando uma espécie de “escola pública religiosa” (LUZURIAGA, 1959, p.5-22).

Entretanto, se o ensino então ministrado pelos jesuítas podia ser considerado como público por ser mantido com recursos públicos e pelo seu caráter de ensino coletivo, ele não preenchia os demais critérios, já que as condições tanto materiais como pedagógicas, isto é, os prédios assim como sua infraestrutura, os agentes, as diretrizes pedagógicas, os componentes curriculares, as normas disciplinares e os mecanismos de avaliação encontravam-se sob controle da ordem dos jesuítas, portanto, sob domínio privado.

Partindo daí percebemos um alto índice de desvalorização da sociedade em relação aos direitos e deveres do cidadão, ao mesmo tempo que observa-se a autonomia do poder prevalecendo como único e absoluto.

O resultado foi que, quando se deu a expulsão dos jesuítas em 1759, a soma dos alunos de todas as instituições jesuíticas não atingia 0,1% da população brasileira, pois delas estavam excluídas as mulheres (50% da população), os escravos (40%), os negros livres, os pardos, filhos ilegítimos e crianças abandonadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com