TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos

Por:   •  15/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

"Direitos Humanos e Pluralidade Cultural"

Adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1448, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, foi criada com o intuito de  promover negociações sobre conflitos internacionais, para evitar guerras e promover a paz e a democracia. A Declaração afirma que :[1] "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade", ou seja, os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito também tem a idéia de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.

Sabemos que existem variedades de culturas diferentes, e que elas manifestam-se diariamente em nossos hábitos, costumes, características físicas entre outros e através das mais diversas formas na vida em sociedade. A questão multicultural nos últimos anos vem adquirindo cada vez maior abrangência, visibilidade e conflitividade. Ao se falar em pluralidade cultural, não se está enfatizando apenas o estudo e o respeito ao que se costuma considerar diferente ou pertencente a outras culturas, fora do território nacional, mas as diferenças étnicas e culturais, as desigualdades sócio-econômicas, as relações sociais discriminatórias e excludentes presentes no território nacional e que compõem os diversos grupos sociais.

No ambiente escolar o convívio com a diferença, desde a educação infantil, auxilia as crianças a se perceberem como sujeitos que se diferenciam pelos desejos, idéias, formas de vida etc.  Seria interessante buscar realizar alguns objetivos na escola, tais como: conhecer a diversidade cultural, reconhecer e evidenciar a contribuição de diversas culturas para uma identidade nacional, e valorizar o convívio e o respeito.

A pluralidade cultural, que pode ser entendida como multiplicidade e caráter de plural, nada mais é do que uma troca de experiências e fará com que enriqueçamos na vida social. Hoje, o grande desafio é reconhecer esta diversidade como parte inseparável da identidade nacional investindo na sua superação de qualquer tipo de discriminação dos grupos que compõe a sociedade.

Bibliografia

http://emebprofzoraidaaparecidaramos.blogspot.com.br

www.webartigos.com

http://www.youtube.com/watch?v=QJarYnX8YXI

Caracteres com espaço : 2448

Caracteres máximos: 2500

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com