TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Relações Étnico-Raciais a Educação e Educação Indígena

Por:   •  2/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 3

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Disciplina: Relações Étnico-Raciais a Educação e Educação Indígena

Professor (a): Dra Terezinha Bazé de Lima

ATIVIDADE 02

O livro analisado é da disciplina de história ,”De Olho no Futuro”,do 2ºano do ensino fundamental de Thatiane Pinela,Liz Andréia Giaretta,Quinteto Editorial, 2008.

O texto analisado é “O cotidiano das crianças indígenas”.p.86....

Neste texto a imagem aparece na forma de ilustração com a construção dos estereótipos de que quando falamos em índios, logo deve aparecer imagens de crianças despidas e cabelos lisos, mostrando parte de fragmentos da realidade.

Podemos então perceber isso na afirmação das autoras:

“Os pais fazem cestos pequenos para as meninas ajudarem a colher e a carregar a mandioca até a aldeia.Elas também se divertem muito brincando com as crianças pequenas.Já entre os meninos, a principal diversão é brincar de caçar, e para isso seus pais fazem arcos e flexas pequenos”.

Notamos aí, a discriminação de que o índio deve aprender os meios utilizados por eles e que só vivem em aldeias, mas na realidade hoje a maioria dos indios são civilizados e apresenta diversidade étnica e cultural muito rica e que compõem o patrimônio sociocultural brasileiro,valorizando a sociedade.

REFERÊNCIA

Pinela, Thatiane

De olho no futuro: história, 2º anoThatiane Pinela, Liz Andréia Giaretta. – São Paulo: Quinteto Editorial, 2008. –(Coleção de olho no futuro)

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Disciplina: Relações Étnico-Raciais a Educação e Educação Indígena

Professor (a): Dra Terezinha Bazé de Lima

ATIVIDADE 01

Preconceito é uma das causas que o brasileiro não admite

O brasileiro tem dificuldade de assumir o seu racismo devido ao processo de convivência cordial que distorce o conflito. A emoção das pessoas o sentimento inferior delas é que ser racista, pois a discriminação se dá de duas formas: direta e indireta.

A discriminação direta é a adoção de regras gerais que estabelecem distinções através de publicações, como dar tratamento desigual, a um ou mesmo negar direitos a um indivíduo ou grupo determinado. A discriminação indireta está internamente relacionada com situações aparentemente neutras, mas que criam desigualdades em relação a outreim, sendo este o mas comum no Brasil.

Através do preconceito, a mão de obra negra é direcionada para trabalhos domésticos e pesada sendo sua cor o fator determinante, sobrepondo a sua competência ou formação. O negro e o índio perante a sociedade têm a imagem de desqualificado, incapaz, impondo a restrição do mercado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com