TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Da Disciplina De Psicologia Organizacional E Do Trabalho

Trabalho Universitário: Portfólio Da Disciplina De Psicologia Organizacional E Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio da disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Professora : Márcia Ricci

Apresentei a figura para dez pessoas sendo, quatro adultos com idade entre vinte a oitenta anos e seis crianças com idade média de 10 anos. As percepções anotadas foram:

Entre os adultos na faixa etária de vinte a quarenta e cinco anos. Entre os mais jovens conseguiram ver uma estatueta de uma mulher, o jovem casal se aproximando para um beijo, além de dois rostos aos pés da estatueta. Os entrevistados com idade próxima aos quarenta e cinco anos conseguiram ver uma arvore retorcida a beira de um mar bravio, um jovem casal se aproximando para um beijo. Os mais idosos não conseguiram identificar o que se tratava, precisaram de tempo olhando a figura perceber os desenhos existentes.

Entre as crianças todas elas viram tanto as duas pessoas embaixo da figura, umas viram a árvore, outras acharam que seria uma mulher, quanto o casal apaixonado mencionado pelos adultos e também mais duas faces na parte posterior da figura, e uma águia bem ao centro da figura.

“A subjetividade das pessoas” segundo Gestalt:

Gestalt é uma palavra alemã que não tem tradução para o português, mas que se aproxima dos termos “forma”, “todo organizado” ou “padrão”. A tradução dessa palavra é tão complicada que já traduziram-na como sendo a Psicologia da Forma, Psicologia da Totalidade ou a Psicologia da Estrutura.

O termo Gestalt teria surgido em 1.523 de uma tradução da bíblia e significa:

“O que é colocado diante dos olhos. Hoje é adotada com um significado com processo de dar forma”.

Conclusão

Os psicólogos gestaltistas acreditam que há mais coisas na percep¬ção do que veem os nossos olhos, que a nossa percepção vai além dos elementos sensoriais, dos dados físicos básicos fornecidos pelos órgãos dos sentidos.

A partir desse conhecimento, a psicologia da Gestalt ou gestaltismo tem como objetivo entender o comportamento em sua totalidade através da percepção e sensação de movimento envolvidos diante de um estimulo e de como este é percebido por um indivíduo, podemos perceber com essa experiência:

A maioria dos adultos tiveram uma percepção focada em apenas um ponto da figura, em outros podemos observar uma percepção com mais amplitude, fato este que se deu com entrevistados mais jovens com mais alto nível de instrução.

Entre as crianças a capacidade de percepção foi mais ampla, sendo que, todas manifestaram um grau de curiosidade muito superior e uma visão muito mais aberta, o que possibilitou a visão da figura como um conjunto de imagens sobrepostas. Em compensação as crianças, apesar de terem visualizado todas as figuras não apresentaram a impressão da percepção da figura como uma só.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com