TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discursiva Avaliação Alfabetização e Letramento

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização e Letramento

Questão: A

O letramento proporciona habilidade ao indivíduo de interpretar e compreender diferentes gêneros textuais da leitura e da escrita, compreender a comunicação social do emissor e do receptor.

O letramento e um processo próprio que está no indivíduo, é um conhecimento que vai além do que saber o alfabeto, o cognitivo, linguístico, está sempre ativo e tem a capacidade de compreender e falar de forma clara. O letramento orienta a aquisição do aprendizado e aprimora o entendimento do aluno e na compreensão em diferentes contextos dos gêneros textuais. Produzir, escrever, ler, compreender, e ajustar o texto que escreve para quem escreve com objetivo, e saber identificar diferentes tipos textuais e a necessidade que precisa em comunicação entre a sociedade.

Para ser letrado precisa conviver com pessoas de culturas que tem o habito de ler e escrever, contar história, ler livros, jornais, gibis, antes da educação formal da alfabetização do indivíduo. São práticas que leva a criança a saber lidar com vários contextos da linguagem falada pela sociedade ao seu redor.

Questão B

Hoje podemos concluir que a grande parte dos alunos do ensino fundamental e mais voltada para entretenimento com atividades que leva ao divertimento com amigos como jogar bola, assistir um filme, navegar em redes sociais, trocar mensagens com amigos e muito mais.

Podemos dizer que a leituras em livro didático, jornais e revistas está um pouco fora do cotidiano familiar de algumas famílias, e estão dando prioridade a leitura em site de internet. Que também faz parte do letramento de uma criança, mais com pouca interação com a leitura e a escrita do modo formal.

Em pesquisa as atividades realizadas por alunos do ensino fundamental ficam na média entre uma atividade e outra umas frequenta mais e outra menos.

Propor aos alunos atividade pedagógica que envolve a leitura e escrita e o mais importante, para que o letramento possa atender às exigências da sociedade.

Fazer um projeto com os alunos com cartaz informativo para a sociedade como prevenção ao meio ambiente para que envolva a leitura e a escrita de modo que tenha uma interação entre os alunos e a sociedade. Outro projeto importante e caça palavras que desenvolve a leitura das palavras, cantar, e fazer brincadeira com a letra da música completando a frase da letra, podendo escrever e mostrar escrito ou falar em voz alta a frase da música.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com