TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso sobre pedagogia e pedagogia

Projeto de pesquisa: Discurso sobre pedagogia e pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TÍTULO DO TRABALHO

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

TÍTULO DO TRABALHO

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Pedagogia.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................... 5

3. CONCLUSÃO......................................................................................................... 8

4. REFERÊNCIAS....................................................................................................... 9

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de levantar algumas considerações acerca do que significa ser pedagogo, de que se ocupa a pedagogia e o que quer dizer trabalho pedagógico.

O ramo da Pedagogia, além de vasto, constitui um sistema interdisciplinar, envolvendo vários aspectos e especializações.

Consequentemente a gama de assuntos é diversificada, abordando estudos da pedagogia, práticas educativas e atuações do pedagogo.

Os processos da Pedagogia garantirá condições para uma educação otimizada, que promove mais sucesso e melhor aprendizado do profissional, além de conseguir maiores resultados com pessoas mais eficientes e comprometidos com as ideais da organização.

2. DESENVOLVIMENTO

A Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana.

estreita com a filosofia, finalidade ética que guia o ato educativo e também com a experiência e a prática, reforçando a metodologia, a condução da criança. Ainda como discorre Franco (2008), no percurso histórico da Pedagogia ela é tratada ora como arte, ora como metodologia, ora ciência da arte educativa e recentemente a grande ênfase na atuação docente e não no estudo do fenômeno educativo na sua amplitude.

A base de um curso de Pedagogia não pode ser a docência. A base de um curso de pedagogia é o estudo de um fenômeno educativo, em sua complexidade, em sua amplitude. Então, podemos dizer: todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente (LIBÂNEO, 2006).

Libâneo (2001.p.6) define a Pedagogia como “um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa, fazendo parte da atividade humana e da vida social do indivíduo”.

A educação é pratica humana e social que transforma os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais dando a configuração da nossa existência humana individual e coletiva. E são essas transformações que constituem o objeto de estudo da Pedagogia.

Ocupa-se do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, considerada como fato social, cuja origem está ligada ao ingrediente básico da atividade humana.

Considerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com