TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertativa EJA

Por:   •  8/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Embora sejam úteis as redes sociais e sua aplicação em sala de aula não se mostram tão simples. Através das redes sociais as informações, os conhecimentos são transmitidos de maneira rápida e em uma linguagem co O ensino de língua portuguesa na EJA deve levar em consideração a bagagem linguística dos alunos, ensinar de forma mecânica de maneira tradicional pode levar a desmotivação pela aprendizagem. Diferente da criança que ingressa na escola, e começa a aprender conforme vai se desenvolvendo, o estudante adulto já carrega consigo uma bagagem e vícios na maneira na se comunicar. Cabe ao professor buscar maneiras, estratégias para que haja uma construção ou reconstrução do conhecimento linguístico, pois o mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam da comunicação digital e a EJA não pode desconsiderar o seu uso. O principal desafio em trabalhar as tecnologias da informação e da comunicação digital com jovens e adultos é superar resistências.

A internet pode ser uma grande aliada neste desenvolvimento, pois possibilita a interação cultural, social, trocas de experiências e aprendizagem. O ensino da língua portuguesa na EJA tem que ter função transformadora e as redes sociais podem ter funções muito importantes para o mesmo, pois permite que os alunos interajam com outras formas de comunicação, não aquela que apenas ensinas regras gramaticais, mas que forma opiniões, muda a forma de ver o mundo, influencia na sua realidade. “Sob esse olhar, a investigação da língua acontece pelo seu uso em diferentes contextos sociais, pois ela é um modo de vida social, essencialmente dialógico, intersubjetivo.

(SUASSUNA, 1999, p. 195). A mídia em suas várias representações,é uma excelente fonte de informação a ser trabalhada em sala de aula. O mundo virtual contribui de forma positiva para o conhecimentos dos alunos, a problematização desses conteúdos desafia o aluno a expor suas ideias. Assim, fazer a interação com os novos tempos, neste caso, com as tecnologias da informação e da comunicação digital, incluindo os jovens e adultos, significa valorizá-los perante a sociedade e o mundo do trabalho. Cabe a escola proporcionar esse acesso, essa interação, permitindo a inclusão educacional e social.

ntemporânea e globalizada, nesse contexto sua contribuição torna-se positiva, pois auxilia para a socialização do aluno.

No que se refere ao conhecimento linguístico, as redes sociais e sua utilização como instrumento de ensino deve ser usado com critério, pois, a forma com que essa comunicação acontece, não segue a norma padrão da escrita, porque as redes sociais possuem seus próprios códigos e vocabulários o ( internetês), o que pode levar o aluno do EJA a um conhecimento errôneo quanto a maneira correta de ler, escrever e a interpretação textual.

De outra maneira a mídia em suas várias representações, e uma excelente fonte de informação a ser trabalhada em sala de aula. A problematização desses conteúdos desafia o aluno a expor suas ideias. A mídia faz parte do cotidiano do indivíduo, por isso, uma forma de utilizar os conteúdos que a mídia proporciona seria trabalhar temas transversais, onde o aluno desenvolve um raciocínio crítico, busca soluções, ligando o assunto a sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com