TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação sobre o Livro "Pequeno Príncipe"

Por:   •  8/5/2016  •  Dissertação  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  4.253 Visualizações

Página 1 de 2

“O Pequeno Príncipe”

               O livro “O Pequeno Príncipe” é uma obra literária, publicado em 1944, foi escrito e narrado por Antoine de Saint-Exupéry, piloto de avião da Segunda Guerra Mundial. A história se reporta a uma aventura vivenciada pelo próprio escritor e narrador, durante um acidente quando seu avião apresentou problemas e teve que realizar um pouso forçado no deserto do Saara, estava sozinho, com pouca água para beber, viu-se em uma situação de perigo, e até solucionar o problema, inesperadamente percebe que tem a companhia de um jovem muito estranho, com roupas não adequado para a época, e muito conversador e indagador. A pergunta que desperta a curiosidade do leitor no momento da leitura do livro é: Será o Pequeno Príncipe uma ilusão de ótica do deserto? Ou será ele o escritor voltado para seus sentimentos mais profundos, diante de uma situação inesperada.

               Segundo o autor, o jovem príncipe, de cabelos cor de ouro deixou seu pequeno planeta, para encontrar carneiros, para acabar com as árvores que crescem desordenadamente em seu planeta (baobás). Passou por várias galáxias e narrou ao aviador todos os episódios decorrentes desta aventura, suas narrativas demonstravam sentimentos variados como: poder e submissão (o rei), ambição e solidão (o homem de negócios), vergonha e fracasso (o bêbado) a soberba (o geógrafo).

               O Pequeno Príncipe muito curioso e perguntador queria respostas para tudo o que não entendia, é como se já conhecesse as mais profundas frustações do aviador, uma delas era a dificuldade em desenhar desde a infância, pois nunca se fez entender aos adultos que seu desenho não era um chapéu, e sim uma jiboia engolindo um animal. E para fazê-lo retornar a este ponto, o jovem pediu-lhe para desenhar um carneiro dentro de uma caixa, para levá-lo ao seu planeta, e inclusive a ilustração do livro foi toda elaborada pelo próprio autor.

               Entendo que o autor esteve todo o tempo desta narrativa posicionado à frente de seus próprios anseios e desejos, realizando uma reflexão profunda a respeito de si próprio, diante da eminência de não mais poder conduzir sua vida, possívelmente esta viagem pelas galáxias não foi do Pequeno Príncipe e sim dele próprio (autor) em busca da ingenuidade, da verdade, da alegria, da espontaneidade para demonstrar todas estas virtudes e viver sentimentos, como quando criança, pois reluta em crer que a criança ainda vive nele e que não se perdeu para a vida, e ainda aguarda quem consiga interpretar seu desenho.

               Nunca podemos deixar morrer a criança que existe em nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com