TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade etaria

Por:   •  21/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

5º PERÍODO DE PEDAGOGIA

ORIENTADORA: ADRIANA DIAS RODRIGUES RIBEIRO

ACADÊMICAS:

ALINE LUZIA DE OLIVEIRA                                                             8824357373

DYENNE SOUZA SILVA                                                                      9893559058

GLECIA ALVES TAVARES                                                                  9020442943

LUZ DALMA EDNEI DA SILVA                                                         8818353752

MARIA RISONI FILGUEIRAS                                                           2974573722

MARIZETH DA COSTA E SILVA                                                      2981562159

MARIA IVONETE LOURENÇO                                                        9025456688

MARILDA DA COSTA E SILVA                                                          9724404597

NEIDE PEREIRA DA SILVA SANTOS                                               9094460531

PRISCILA NUBIA DOS SANTOS                                                        9911145507

SINELMA APARECIDA DE LEMES SANTOS                                 8824356627

TATIELE ARAUJO LEITE                                                                  8832392166

VALDECI GOMES BORGES                                                               9911154262

VALDEIRA FRANCISCA DOS SANTOS MOREIRA                      2981562176

ANÁPOLIS/2016

[pic 2]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO

5º PERÍODO DE PEDAGOGIA

ORIENTADORA: ADRIANA DIAS RODRIGUES RIBEIRO

DIVERSIDADE ETÁRIA

Trabalho desenvolvido para a disciplina Educação e Diversidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade prática supervisionada.

ANÁPOLIS/2016

INTRODUÇÃO

A pluralidade Cultural está relacionada ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais em diferentes grupos sociais que convive no território nacional. A sociedade brasileira visa compreender as suas relações serpe marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontando para transformações necessárias. Para se trabalhar com a diversidade humana, comporta – se uma ampliação de horizontes para o professor e para o aluno, propiciando a percepção da característica cultural, respeitando e valorizando as diferenças éticas e culturais.  

Sendo assim, a diversidade tem ganhado nos últimos anos mais evidencia em relação ao assunto, propiciando assim, um ambiente para tomada de decisões e exercício da criatividade. O presente trabalho está voltado para a diversidade etária, descrevendo os valores e comportamentos de diversos grupos sociais.

PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO

As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo da nossa história, devendo assim considerar a diversidade como um traço fundamental na construção de uma identidade nacional. Por trabalhar com a diversidade humana, devemos observar que a realidade em que vivem é apenas parte de um mundo complexo, fascinante e desafiador propiciando a percepção e a compreensão da importância de respeitar e valorizar as diferenças éticas e culturais sem qualquer discriminação.

O multiculturalismo refere-se ao conjunto de várias culturas que se integram entre si, desde um idioma até uma religião sendo uma mistura de povos com histórias diferentes.

A desigualdade social é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política. Entretanto, apesar das discriminações, da injustiça e do preconceito, o Brasil tem produzido também experiências e convívio e da interetnicidade que permite a cada um reconhecer-se como brasileiro, representando assim uma superação de fronteiras e de construção da relação de confiança na humanidade.

O princípio de liberdade se afirma nas possibilidades múltiplas de cada um reconhecendo e valorizando a superação das discriminações, atuando sobre os mecanismos de exclusão. Há um registro das dificuldades para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial, o país evitou o problema por muito tempo.

Sempre encontramos o racismo presente nas escolas, ocorrendo por parte dos professores, alunos e da equipe escolar de maneira involuntária e inconsciente, representando assim a violação dos direitos humanos trazendo obstáculos para o processo educacional, pelo sofrimento e o constrangimento a que as pessoas são expostas.

A desigualdade social e a discriminação se articulam, são produzidos na relação de dominação e exploração socioeconômica e política denominando-se discriminação social com impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade. Culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo de suas histórias envolvendo um grande processo de reformulação e resistência.

A demanda social existe há muito tempo, tornando assim uma certa urgência para o que se aprende na escola e do que se aprende no decorrer da vida, mudando mentalidades, superando os preconceitos e combatendo as atitudes discriminatórias. Sendo assim, a escola tem um papel fundamental ao desempenhar esse processo porque é o espaço que se pode dar a convivência entre as crianças de níveis socioeconômicos diversos, ensinando as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença. A criança na escola convive com a diversidade e poderá aprender com ela.

Há um longo caminho a ser percorrido até que se chegue às práticas de respeito e solidariedade para com os portadores de deficiência física e mental, sendo ignorados muitas vezes. É preciso atenção especial para trabalhos voltados para a formação de novas mentalidades, voltado para a questão dos Direitos Universais da Pessoa Humana, da consolidação democrática fora do Brasil, valorização de todos os povos e pleno respeito à vida.

Visando o ponto de vista educacional, o que se busca é a transformação de atitudes. Do ponto de vista social visam a vida e o trabalho, histórias de sofrimento e lutas esperando que com isso possam colaborar com a consolidação democrática no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com