TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidades Lingusitícas

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

DIVERSIDADES LINGUÍSTICAS

A língua escrita e a falada não devem ser confundidas, pelo fato de as duas serem meios de comunicação bem distintos. A escrita é representada por estágio posterior de uma língua. Já a língua falada é espontânea, não precisa ser planejada e abrange na totalidade a comunicação linguística. A língua falada pode ser complementada por mímica e tem uma aliada que nos ajuda a compreender a questão dos fonemas, é a “voz”.

Por outro lado a língua escrita não é uma mera apresentação da língua falada, mas é um sistema mais rígido e detalhado, ele não conta com os artifícios da voz e da mímica e nem com as expressões  sociais e corporais como a língua falada.

Em nosso país todos falam o português brasileiro, porém cada região tem a sua linguagem própria que se distinguem  de região para região e isso ocorre por vários fatores dentre os quais podemos destacar:

Fatores Regionais: podemos observar a diferença do português falado por carioca e um paulista, as diferenças são notáveis, no Brasil existe uma grande diversidade de dialeto até mesmo dentro de um mesmo estado há uma diversidade linguística peculiar a cada sub-região. A exemplo no estado da Bahia na capital Salvador, os soteropolitanos pronunciam o “y” como ypcilone , já em  Vitória da Conquista falam, úpicilon, em Feira de Santana também na Bahia é o ips então a linguística dialética é muito forte em nosso país.

Fatores Culturais: O nível de escolaridade e a formação cultural e a socioeconômica são fatores que determinam e colaboram para diversos tipos e uso da língua. Um cidadão não alfabetizado tem uma linguagem totalmente diferente daquele que foi bem alfabetizado.

Fatores Profissionais: Requer uma linguagem técnica, algumas profissões exigem do profissional que ele faça uso da língua falada e escrita corretamente é o caso dos professores, advogados, juízes, tabelião, escrivão, dentre tantas outras.

Fatores Naturais: Esse nada mais é do que influências de fenômenos naturais como idade e sexo. Os adultos usam a língua falada e escrita diferente das crianças que ainda estão se desenvolvendo.

Conceitos da Fala:

Uso da língua oral, particularidade de cada individuo que entende e conhece o que fala, mas entende também o que os outros falam, a diversidade linguística da língua falada tem vários níveis de fala.

Níveis da Fala:

É possível observar níveis da fala, a partir do caráter  individual da fala.

Exemplos:

Nível Coloquial Popular: Trata-se da fala do cotidiano, usado pela maioria dos Brasileiros é espontânea.

Nível Formal Culto: É o uso da língua formal usado em situações de formalidade, tendo suas regras obedecidas e respeitadas, cuidado de um rico vocabulário incluído de regras gramaticais, morfológicas e sintáticas.

Exemplos de palavras usadas em alguns Estados:

Exemplo: Os soteropolitanos falam alguns dialetos, como “aí meu rei?”.

Rei=  Rapaz

Nigrinha= Neguinha

Suíngueira= Diversão

Nego Véi – Negro Velho

Vitória da Conquista

Frumiga a Terra= Arar a terra para o plantio.

Pru mode= Porque

Dur= Duro

Prefume= Perfume

Primitiu= Permitiu

Acolá= Lá

Detha= Deitar

Botar= Colocar

Madornar= Repousar, dormir, descansar.

Fuguia= Queimar

Arrupio= Arrepio

Minas Gerais

Chup chup = Geladinho

Passo Pret= Pássaro preto

Pintin= Pintinho

Cuié= Colher

Cê= Você

Sá = Sabe

So= Senhor

Nhá= Sinhá ou Senhora

Baié= Porco

Chichilenta= Pestilenta

Quej= Queijo

Pexi no Caco= Peixe na Telha

AS MUITAS FACETAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

O letramento vem sendo cada vez mais usado no Brasil, ou seja, o termo “Letramento” é muito usado na educação atual, porém, se difere da alfabetização.

Segundo Magda Soares apesar de serem conceitos diferentes letramento e alfabetização precisam e devem ser trabalhados juntos, pois facilita a aprendizagem das crianças nos anos iniciais. A professora Magda explica como esses dois conceitos distintos, apresentam diferenças que são fundamentais, pois trazem relações e concepções diferentes da língua.

Letramento está ligado à compreensão de leitura e escrita como práticas sociais, que priorizam a visão da língua que usamos com frequência ao nos comunicarmos. Já a alfabetização está diretamente ligada à de concepção como sistema ordenado pelas regras gramaticais, ou de escrita, como o código, que se deve decifrar.

Em nosso país tem progredido o uso do conceito de letramento para denominar os processos do domínio adequado da leitura e escrita. Ela cita as matérias na mídia, que considera que ser alfabetizado é mais do que saber ler e escrever um bilhete ou coisa assim, pois, até pouco tempo esta condição era tida como suficiente para uma pessoa não estar no hall do analfabetismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com