TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie de historia geral

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.079 Palavras (25 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina Pré-História e disserte sobre os períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Resposta:

  Podemos definir a pré – historia como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto esse período e anterior a 4.000 a.C. pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita.

  Paleolítico, a busca por alimentos era perigosa devido a concorrência e os ataques de outros animais, durante essa época, o homem era nômades, vivia da caça, pesca e coleta, vida grupal, tinha como instrumentos de trabalho as pedras, produzia e conservava o fogo, eles usavam as pedra para fazer facas, fechas, e lanças para a caça.

   Neolítico, a evolução acelerou,mudando a forma de organizar a vida humana, descobriu a agricultura, abandonando a vida nômade, o homem começou a viver em sociedade, domesticou animais, e começou a criar rebanhos de cabras, bois, e cavalos, assim não dependiam da caça, surgimento da roda, alem disso inventou a cerâmica. O homem começou a produzir os primeiros tecidos.

  Idade dos metais houve a descoberta da técnica de fundição, os instrumentos de pedra, madeira e ossos foram substituídos por instrumentos de ferro.

Fonte de pesquisa:

http: www.suapesquisa.com\pre-historia\  

2. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

Resposta:

  A idade antiga durou aproximadamente 4.000 anos, onde ocorreu a descoberta do fogo, revolução agrícola, sedentarismo, formação de aldeias. A maioria das pessoas eram consideradas politeístas, acreditavam em vários deuses.

  A idade media durou aproximadamente 1.000 anos, tinha deus como o centro do universo, ruralismo, não tinha mobilidade sócia, o comercio era muito pouco desenvolvido, não havia poder centralizado, a economia não tinha uso de moedas, existia três camadas sociais, nobreza, clero e servos.

  A idade moderna teve duração de aproximadamente 335 anos, teve grandes desenvolvimentos marítimos, reforma religiosa, o renascimento cultural, formação de feiras, criação de universidades.

  A idade contemporânea e de 1789 ate os dias atuais, que abrange a revolução francesa, a revolução industrial, a primeira guerra mundial, o surgimento dos meios de comunicação.

Fonte de pesquisa:

http://www.resumoescolar.com.br\historia\divisao-dos-periodos-historicos-pre-historia-idade-antiga-media-moderna-e-contemporanea

 

3.  Como era constituída a sociedade egípcia? Qual era o tamanho da autoridade do Faraó? Como funcionava sua economia, política, religião, ciência e cultura? Faça uma síntese com suas próprias palavras.

Resposta:

  A sociedade Egípcia era hierárquica e de limitada mobilidade social, o faraó tinha autoridade máxima, era considerado Deus vivo.

  O faraó e sua família era muito rico, pois ficava com boa parte dos impostos recolhidos. A agricultura era a principal atividade dos egípcios, tinha uma produção variada, cultivava algodão, linho, trigo, cevada, legumes, frutas, e principalmente oliveira.

  A religião desempenhava papel importante na sociedade, todos eram regulados por normas religiosas, tinha cerimônias religiosas para casamento, nascimento, morte, etc. Eram adorados vários deuses.

  Destacam – se nas áreas de ciências, área da matemática, na medicina, os procedimentos de mumificação proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.

   

4. Em Atenas, no ano de 508 a.C., o governador Clístenes cividiu a cidade em 100 distritos. Pesquise e escreva tudo o que você entendeu sobre esse assunto: como era o nome desses distritos, quem os habitavam, o que esse sistema criou etc.

Resposta:

  Clístemes deu o nome de demo aos 100 distritos que dividiu, que eram habitados por ricos e pobres, nobres e plebeus, era chamado de governo de democracia.

  A reforma de Clítenes criou os princípios da republica, que eram os seguintes:

  _ As leis nascem do cidadão;

  _ Todos são iguais perante as leis;

  _Todos os cargos públicos são para aqueles que respeitam as leis;

  Os atenienses contavam com varias instituições, por meio das quais a republica se sustentava, como por exemplo:

 Os senado era escolhido pelos demos, o senador estudava as leis que seriam propostas aos cidadãos, que era votado em assembleia popular, todos os cidadão votava em praça publica.

 Todos os que nasciam na cidade era considerado cidadão, os estrangeiros eram obrigados a pagar impostos e se houvesse guerras eram obrigados a servir o exército.

  Os escravos que eram a maioria, trabalhava na terra, nas oficinas dos artesões, as escolas eram particulares, os pedagogos eram escravos, a escola era só para os meninos, as mulheres ficavam em casa, tecendo e não recebia nenhum tipo de educação, era excluída da vida política, não participava das reuniões sociais e dos entretenimentos públicos, que eram reservados só para os homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (379.6 Kb)   docx (117.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com