TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AÇÃO EDUCATIVA PARA A SUSTENTABILIDADE

Por:   •  17/10/2016  •  Artigo  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 8

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AÇÃO EDUCATIVA PARA A SUSTENTABILIDADE

RESUMO

        O objetivo deste artigo é considerar o meio ambiente em sua totalidade e dirigirem-se às pessoas de todas as idades, dentro e fora da escola, de forma contínua, sintonizada com suas realidades sociais, econômicas, culturais, políticas e ideológicas. Levar as pessoas a terem consciência plena da nossa responsabilidade na mediação dos interesses dos diversos segmentos da sociedade brasileira. Para tanto será necessário discutir a possibilidade de aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir a mudança de atitude. Objetiva a construção de uma nova visão das relações do homem com o seu meio e adoção de novas posturas individuais e coletivas em relação ao ambiente. A consolidação de novos valores, conhecimentos, competências, habilidades e atitudes, refletirá na implantação de uma nova ordem ambientalmente sustentável. Portanto, cabe a educação ambiental a promoção da mudança de comportamento do sujeito em sua relação cotidiana e individual com o meio ambiente, no sentido de desenvolver hábitos ambientalmente responsáveis no meio social

Palavras-chave: Sustentabilidade, Educação e Meio Ambiente.

Introdução

A garantia da sobrevivência dos seres humanos no planeta está hoje relacionada à capacidade dos grupos humanos adotarem formas de produção e consumo condizentes com o suporte ambiental de cada região e da escolha de tecnologias apropriadas ao ambiente natural, social, humano e cultural. O que exige dos grupos um repensar sobre o modo como vem se relacionando uns com os outros com a natureza em suas atividades diárias e produtivas. E para modificar esse cenário é necessária uma mudança de mentalidade e a adoção de uma maneira nova de ver a vida e a ação humana no planeta. Para que isso venha ocorrer os componentes dos grupos e principalmente suas lideranças e educadores precisam encontrar novos referenciais de análise para orientar uma prática comprometida com a vida e o desenvolvimento sustentável dos grupos a que pertencem.

Para desenvolver uma prática educativa ambiental em diferentes ambientes sociais e culturais de modo a promover a sustentabilidade socioeconômica dos grupos sociais envolvidos, de modo adequado e ambientalmente corretos atendendo as especificidades dos diferentes contextos naturais é importante promover a participação popular em todas as ações,

1Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, aluna do curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciências Biológicas da FINOM, atua Professora de Biologia na Rede Estadual de Ensino no Estado de Goiás.

garantindo o compromisso dos grupos sociais com alguns programas sugeridos.

Os princípios educativos de Paulo Freire consideram o conhecimento como instrumento da transformação do mundo, tanto externo como interno – o mundo entendido como relação humana interada em diferentes níveis.

Dessa forma, a sustentabilidade social e econômica é promovida a partir de uma ação educativa mais ampla, que abarca vários níveis da ação humana tendo por base a formação de um indivíduo responsável e co-criador da realidade em que vive – um indivíduo capaz de responder por suas ações, de promover seu desenvolvimento pessoal em consonância com seu ambiente social e natural, promovendo sua realização pessoal ao mesmo tempo em que promove o bem comum e a vida em qualidade.

As ações envolvidas na educação ambiental prezam os quatros pilares propostos pela Unesco, como um norte para a Educação do século XXI, educação esta voltada para o desenvolvimento sustentável conciliada com o desenvolvimento econômico e com a era tecnológica, na qual já estamos inseridos, esta forma de educação propicia a ação educativa integrada. Esta nova forma de educar vem para resgatar os valores humanos básicos, de forma interativa, usando recursos práticos e vivenciais, levando as pessoas a investigarem os potenciais humanos, naturais e socioculturais que possibilitem a construção coletiva de uma vida sustentável.

A ação educativa para a sustentabilidade é trabalhada envolvendo todos os atores sociais na construção do conhecimento dos diferentes ambientes-naturais, sociais e culturais da realidade em que vivem, buscando tornar as ações práticas de fácil execução e adequada a realidade dos atores.

Uma das grandes equações do século XXI, não só no Brasil, mas em todo o planeta, com certeza é encontrar a forma correta de viabilizar o desenvolvimento e a proteção do meio ambiente.

O que está em questão hoje em nosso país não é apenas a construção de um novo ciclo de crescimento. O centro de gravidade da história neste momento não se esgota no exclusivismo econômico, tampouco se resume a uma permuta contábil entre o PIB, a justiça social e o meio ambiente.

Desenvolvimento

As ações educativas integram todo o processo de conhecimento com vistas a estabelecer na situação concreta local a sustentabilidade em seus vários aspectos, reconhecendo as capacidades, os potenciais, os conhecimentos e o domínio do saber que a população já possui sobre sua realidade e sua pratica social.

Desta forma as ações da Educação Ambiental promovem a construção de um modo de viver que possibilita o maior bem estar coletivo, maior autonomia dos atores sociais envolvidos, um controle maior da comunidade sobre os recursos e processos de promoção de seu próprio desenvolvimento, propiciando a tomada de decisões conscientes por parte da população.

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos os sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas limpas e ar puro.

É no ambiente que se materializam as relações que os homens mantêm entre si e a natureza. Por isso, a característica fundamental da educação ambiental está no objeto de estudo – o meio ambiente, considerando-se seus aspectos físicos, químicos e biológicos, incorporando também, toda uma rede de relações socioeconômicas, culturais, políticas, ecológicas, éticas e estéticas.

O meio ambiente é sempre suporte de todos os modelos de desenvolvimento estabelecidos ao longo do processo de ocupação humana dos espaços, provocando impactos e uma crescente degradação do planeta, e consequentemente, uma considerável perda da qualidade de vida pelas populações. O ambiente construído, resultante desse processo ocupacional requer ações que promovam a reversão da atual tendência pela implantação de modelos de desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (952.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com