TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS PRÁTICAS E SEUS SUJEITOS

Por:   •  12/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  13.530 Palavras (55 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 55

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EDU03100- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS PRÁTICAS E SEUS SUJEITOS

Docente: Evandro Alves

Turma A – 2019/2

Andressa Reinheimer Salini Camilla Baldo de Oliveira Fernanda Lopes Fetter

Maria Eduarda Leidens Prates

Paula Fernanda Neves Guimarães

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 1: RELATÓRIO REFLEXIVO

Porto Alegre

2019

SUMÁRIO

I.     DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA E PARTICIPANTES II.     DIMENSÃO INSTITUCIONAL

III.     DIMENSÃO: SUJEITOS DA EJA

IV.        DIMENSÃO: A DINÂMICA NA SALA DE AULA DE EJA V.        REFLEXÕES SOBRE O ATO DE OBSERVAR

VI.     CONCLUSÕES FINAIS VII.     REFERÊNCIAS

-    RELATO DA EX-ESTUDANTE FERNANDA LOPES FETTER

“A escola de fato é um dos pilares centrais na constituição de um indivíduo, e não menos do que isto o Gomes Carneiro a mim representa, como instituição de ensino, onde retorno mais uma vez para aprender. Voltar é como rebobinar uma fita, passa  -se  flashbacks  de  lugares,  pessoas,  momentos  que  carrego  ainda  hoje comigo.

O olhar que retorna, é com certeza mais atento, observador, e reflete outras convicções.  Agora  como  docente,  ressignifico  toda  uma  marca que ficou como estudante,  a qual enxergava no turno da noite o tipo de pessoa que eu não queria ser, e nas quais eu tinha medo, devido às inúmeras histórias de tráfico envolvendo este turno de escola.

Vejo  este  momento  como  uma  oportunidade única para alinhar os meus conhecimentos acadêmicos à prática daquilo que por si só, em mim já carrega uma marca afetiva. “

-    RELATO DA EX-ESTUDANTE CAMILLA BALDO DE OLIVEIRA

“Quando soube que teríamos de fazer uma observação numa instituição com EJA, a primeira escola que me veio à mente foi o Gomes. A minha primeira escola, lugar em que fiz amigos que tenho até hoje, onde aprendi a ler e a escrever, no entanto  retornei  num  contexto totalmente diferente do qual eu vivi. Voltei como graduanda de pedagogia para observar uma turma de EJA, o que, na época, para mim era desconhecido. Foi uma experiência única e não poderia ter sido em outro lugar. Me senti em casa, acolhida desde que entrei pelo portão, soube que estava em casa e isso me fez viver a observação mais intensamente do que uma simples atividade acadêmica.”

l. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA E PARTICIPANTES

Dados da Disciplina:

-   EDU03100:   EDUCAÇÃO   DE  JOVENS  E  ADULTOS:  PRÁTICAS SUJEITOS

E

SEUS

-    Professor Orientador: Evandro Alves e Maria Clara Fisher

Dados dos participantes:

- Andressa Reinheimer Salini: Graduanda do terceiro semestre

- Maria Eduarda Leidens Prates: Graduanda do terceiro semestre

- Fernanda Lopes Fetter: Graduanda do terceiro semestre

- Camilla Baldo de Oliveira: Graduanda do terceiro semestre

- Paula Fernanda Neves Guimarães: Graduanda do terceiro semestre

ll. DIMENSÃO INSTITUCIONAL

Dados de identificação e caracterização da instituição

A instituição escolhida para realização da observação foi a Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, situada em Porto Alegre, na Praça Paulo de Aragão Bozano, Sn, no bairro Vila Ipiranga. O telefone para contato é 3340-7090. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, das 7h30 às 23h.

A instituição atende 1115 alunos de ensino fundamental, ensino médio e EJA, onde 126 correspondem aos alunos da modalidade observada. Também conta com

41 turmas, 20 pela manhã, 13 na parte da tarde e 8 no turno da noite, sendo 5 da EJA. Também apresenta um quadro de 14 funcionários e 60 professores, sendo que aproximadamente 12 são envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos, além da equipe formada pelo vice-diretor, pela supervisora, pela diretora, pela orientadora, pela secretária e pelo setor financeiro da escola.

A presença da EJA na escola ainda é muito tímida. Assim como visto durante a observação, desde a localização da sala de aula até o uso de outros ambientes ou a maneira como a modalidade é vista, nos levou a refletir sobre a forma como esse espaço está sendo ocupado por ela. Segundo Dayrell (2001, p. 13), “[...] não só os alunos resignificam o espaço, também os professores o fazem.”, assim como a equipe  pedagógica  e  administrativa  da  escola  também pode fazer. Para que a Educação de Jovens e Adultos ganhe cada vez mais força e visibilidade dentro do ambiente escolar, fazendo com que os alunos também se sintam mais acolhidos, é interessante que a ressignificação desse espaço, não só físico, seja feita de forma coletiva.

Sobre o entorno da Instituição

A escola fica no bairro Vila Ipiranga, bairro caracterizado como classe média baixa, temos a Av. do Forte nas redondezas, temos o Hospital Banco de Olhos atrás da escola e alguns comércios locais nas redondezas. A peculiaridade da localização da escola é sua discrepância entre as classes sociais que habitam suas redondezas. Ao passo que temos a Av. do Forte e bairros  como a Vila Jardim perto da escola, ao norte temos bairros como o  Passo da Areia, cujo público muda drasticamente. Se irmos em direção norte da escola nos deparamos com os Shoppings Iguatemi e Bourbon Country, parques como o Germânia e clubes como o Bourbon Country Club. Locais que são caracterizados pela alta elite que mora e frequenta tais regiões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (81.3 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com