TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  3.653 Visualizações

Página 1 de 5

ISEED – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

FAVED – FACULDADE DO VALE ELVIRA DAYRELL

NOME: IRACEMA ZIMMERMANN        

CURSO: PEDAGOGIA.

UNIDADE DE ESTUDO: POLO                               DATA: 20/01/2016.

RESENHA CRÍTICA

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

O curso de Educação em Direitos Humanos tem um material didático onde está constituído por sete unidades as quais tem seus subtemas no que facilita a assimilação do educando com relação aos conteúdos a serem estudados.

Iniciando se com a introdução a qual já direciona o leitor/ aluno a se atentar do que irá se tratar o diálogo dos textos a serem trabalhados no decorrer do módulo. Onde o mesmo tem uma linguagem acessível-adequada, elaborado com fonte que torna a visualização clara graficamente e com relação aos conteúdos em si é todos abordados de forma sequenciada o que facilita o entendimento da disciplina proposta. Expondo ainda a questão da reflexão, discussão, análise, conhecimento dos objetivos da Educação em Direitos Humanos, isso tudo de acordo com a escrita acadêmica que é de forma científica/ baseada em normas e padrões da academia e ainda constituído pelas análises de vários autores, incluindo os clássicos.

Trata-se da unidade 1 onde a mesma dará inicio aos “Direitos Fundamentais” aonde vêm às teorias, declarações universais dos direitos e os tratados internacionais, bem como, as dimensões dos direitos fundamentais.

O olhar crítico percebe se que os Direitos Humanos tende a ser visto como uma defesa para os menos favorecidos no sistema socioeconômico, mas ao aprofundar mais os conhecimentos pode-se chega à conclusão de que o mesmo serve para garantir a ordem social desigual, fundada nos pilares do capitalismo.

Na unidade 2 retrata o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) o qual tem vários objetivos que devem ser postos em prática tanto pelas esferas maiores, quanto pelas esferas menores.

Então temos a unidade 3 que estuda os “Princípios Norteadores da Educação em Direitos Humanos” para a educação básica, superior e não formal. Com relação à educação básica torna-se necessário realizar esforços desde a infância na formação de cidadãos e cidadãs, isso com uma atenção especial às pessoas e segmentos sociais historicamente excluídos e discriminados. Na educação superior a sua contribuição implica a consideração de alguns princípios. A educação não formal orienta-se pelos princípios da emancipação e da autonomia. O que na verdade não deveria haver distinção em nenhuma das partes, pois, a educação seja ela qual for é um bem/ direito de todos.

No entanto a unidade 4 refere-se a “Metodologias de Educação em direitos humanos” de acordo com o caderno de estudo, essas metodologias devem ter as seguintes características: que estimulem a participação assídua, consultiva e decisória do indivíduo. Que possibilitem a condição - expressar-se/ dar seu ponto de vista. Abrir as janelas para o mundo – liberdade de pensamentos e expressões. Procurar sistematicamente o desenvolvimento do pensamento – deficiência nas oportunidades do professor refletir nas operações lógicas. Fortalecer o vínculo dos estudantes com o todo/ mundo. Uso de metodologias totalizadoras já que o ensino-aprendizagem dos direitos humanos não é o recurso exclusivo de disciplinas ou grupos de matérias. Sejam globalizadoras – tornar o ensino aprendizagem efetiva. Realidade o qual permitirá a formação das atitudes desejadas. Os quais concordam com tudo que foi descrito anteriormente.

Através da Unidade 5 que vem o estudo dos “Eixos Temáticos para a Construção da Cidadania”. Essa unidade a qual requer  a construção da ética cidadã, pois quando se fala em educação enquanto escola pensa-se que é só a parte conteudista, mas, a verdade é que precisamos com urgência formar cidadãos críticos capazes de dar suas opiniões para a melhoria da sociedade em que se vive, ou seja, construir uma formação ética e moral que servirá de exemplo para as futuras gerações.

Mediante aos “Direitos das minorias étnicas e Raciais” texto trabalhado na unidade 6  fala-se dos direitos que são protegidos por leis internacionais de direitos humanos, esses direitos são: Direito de estar protegido contra a discriminação racial, o ódio e a violência. Direito à igual proteção diante das leis relativas à questão de origem étnico racial. O direito de grupos étnicos e raciais de desfrutar de sua própria cultura, de praticar sua própria religião e de usar sua própria língua. Direito de se beneficiar de medidas afirmativas adotadas pelo Estado para promover a harmonia racial e os direitos das minorias raciais. Direito de pedir asilo por razões bem fundamentadas pelo receio de perseguição com base na raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social particular ou opinião política e Direito a Assistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com