TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL – UTA CORPOREIDADE E INCLUSÃO

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

Djessica Suzan Fernandes, RU: 725265

Fabiane Natalia Bettin,          RU: 721221

EDUCAÇÃO ESPECIAL – UTA CORPOREIDADE E INCLUSÃO

ROLÂNDIA

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

Djessica Suzan Fernandes, RU: 725265

Fabiane Natalia Bettin,         RU: 721221

EDUCAÇÃO ESPECIAL – UTA CORPOREIDADE E INCLUSÃO

Relatório de estágio Educação Especial

Apresentando à UTA – corporeidade e

Inclusão, no curso de pedagogia.

No centro universitário Internacional

De Curitiba.

Tutor Local: Ana Paula Barbosa Lopes

Centro Associado: Rolândia

ROLÂNDIA

2013

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2.  INCLUSÃO ESCOLAR, UM DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL.................05

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA......................................................05

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.......................................................05

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.........08

2.4 PLANO DE AULA................................................................................................11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................15

ANEXOS...................................................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO:

O presente estágio supervisionado-educação especial, está relacionado às ações que envolvem a docência com alunos que apresentam necessidades educativas especiais no contexto do ensino regular. O mesmo foi realizado na Escola Municipal Dr. Vitório Franklin pelas alunas Fabiane e Djessica no período de 25/02 a 27/03. Esse estágio nos pretende desenvolver uma dimensão investigativa, que se constitui como elemento articulado entre o conhecimento teórico e a atuação prática, entre os diferentes campos do conhecimento, focalizando a sua ação nos procedimentos de observação e reflexão, visando compreender e atuar em situações contextualizadas, tendo como objetivo compreender os aspectos que envolvem a dinâmica da pratica docente no processo de ensino e de aprendizagem de alunos (as) em inclusão, que apresentam deficiência, altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento. O estágio em educação especial é elemento importante para nossa formação inicial, futuros pedagogos/professores, por representar um período de aproximação com o contexto em que iremos atuar, ao promover vivências diversas no ambiente escolar, que permitem observar a estrutura, a organização e o funcionamento da escola em movimento e possibilitar a oportunidade de refletir sobre as diferentes necessidades e potencialidades dos alunos, e a perspectiva de construir uma prática docente em que todos se sintam acolhidos. Dessa forma, o estágio em educação especial, da rede regular de ensino, nos proporcionou uma relevante aprendizagem, quanto ao atendimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e, além disso, você poderá estabelecer um comparativo com a prática educativa promovida nas diferentes turmas. Como procedimento metodológico adotamos a pesquisa de campo, tendo um diagnostico da escola e das atividades. O primeiro passo foi identificar o campo de pesquisa, feito isso partimos para a coleta de dados que irão compor nosso trabalho, foram realizados observação em sala de aula com alunos inclusivos e entrevista com professores, diretora e profissionais não docentes, tendo em torno de 7 (sete) pessoas entrevistadas. Neste relatório iremos descrever o dia a dia da escola inclusiva na qual nós estagiamos, caracterizamos os espaços da mesma e mostraremos o perfil dos profissionais que ali atuam junto cm o decorrer de suas atividades perante os alunos em processo de inclusão.

  1. INCLUSÃO ESCOLAR, UM DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado na Escola Municipal Dr. Vitório Franklin, localizada na Av. Salgado Filho nº 455 centro, na cidade de Rolândia – PR o cep é 86.600-000 de natureza pública, nível social média baixa. Você pode entrar em contato com a escola por meio do telefone (43) 3906-1078 e do e-mail escolavitoriofranklin@hotmail.com.

         A escola funciona nos períodos matutino e vespertino, nos horários de 7:30 às 11:30 voltando 13:30 até 17:00, a modalidade de ensino ofertada é educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, o regime trabalhado é a hora aula. Tendo como missão educar usando sempre o exemplo acima da palavra, desenvolvendo valores éticos e morais, através da cooperação e do dialogo.

        A instituição atende um total de 623 (seiscentos e vinte e três) alunos desse total 107 (cento e sete) são alunos em processo de inclusão. Nosso estagio foi realizado entre os dias 25/02 à 27/03 sendo observada turma de segundo ano das séries iniciais.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Temos uma concepção de que o homem é um ser integralmente constituído pela história e que constróis história concomitante, que é determinado por fatores sociais que é um ser biológico que se relaciona com a natureza física e sobrevive devido às trocas que faz com o meio. Sabendo que a luta pela liberdade e dignidade deve ser formulada e adquirida pelo esforço de pessoas que defendem a autonomia do homem, e esta só será sustentada quando houver a inserção social. Portanto a educação é uma ação simbólica que representa a subjetividade de dados e experiências que exigirá do homem o pensar para agir, para trabalhar e relacionar-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (767 Kb)   docx (799.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com