TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTOS E METODOS

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

      CAMPUS: SANTA TEREZINHA

PROFESSOR: SANDRA

RESUMO: EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTOS E METODOS

MAIO/ 2016

          No referencial curricular nacional para a educação infantil de (1998), a dança e considerada um componente essencial para o desenvolvimento integral das crianças pequenas, como uma diferente manifestação artística expressivas vista como “ O movimento da dança  é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana segundo (Brasil 1998), a dança sempre esteve presente na educação, sendo considerada uma das manifestação que melhor reflete  a cultura de um povo, a religião, os costumes, os modos sociais e as expressões das mais diversas.

          Por ser a dança movimento, expressão, comunicação e linguagem humana básica e própria de nossa cultura, e essencial a inclusão dessa arte na formação integral. Já que vivemos em um país de diferentes raças, múltiplas cultura, religiões, artes e dança.

          As proporções continentais do Brasil abrigam diversas culturas o que e explicável tantas riquezas e diversidades visto como a terra do carnaval e futebol visto como o povo que se movimenta com prazer, o que não podemos desconsiderar na educação de nossas crianças.

           A dança e considerada arte em movimento, segundo Langer (1980), arte e visualização do sentimento por meio de formas simbólicas, sucessivamente compondo sequencias harmônicas, e estéticas. Para Robinson 1992, e próprio da arte expressões, mediante uma linguagem simbólica, de sentimentos, ideias, visões, relações sociais, jogos do pensamento e do coração para dar sentido à vida e a condição humana.

          Laban (1989) afirma que a arte do movimento deve ser incluída na educação que a dança e uma arte básica da humanidade, desenvolver a dança a pedagogia não significa buscar a perfeição, temos que levar em conta ao espetáculo em si más proporcionar o contato da linguagem corporal, com o objetivo da conscientização e sensibilização das crianças, as suas posturas entre outros.

          A dança para os bebes e com crianças pequenas contribui para o desenvolvimento da atenção, da memória, do raciocínio logico e do espaço-temporal da organização pessoal, da autoconfiança e da autoestima.

          Aprimora a coordenação motora como agilidade, equilíbrio, flexibilidade, resistência, agilidade e elasticidade promove melhoria na função respiratória e circulatória da postura corporal, desenvolve senso estético, expressão cênica e a educação do sentido rítmico e musical, o relacionamento social estabelece laços de solidariedade e companheirismo, desenvolvendo a democracia e união do grupo respeitando o ritmo de cada um. A dança e o corpo sua natureza corpórea e a base de sua existência, para Alonso-Fernandes (1992) o corpo pode ser considerado feio ou bonito, mais e a identidade de cada um e ponto de partida para tudo.

          Visto o corpo como seu instrumento de expressão, comunicação cm o mundo ao seu redor, e este mesmo corpo que produz as mais variadas formas de expressões, e movimentos, construindo assim a arte da dança. A missão da escola e favorecer o acesso à cultura. Segundo Solto se ensinarmos as crianças a expressarem seus sentimentos e sensações por meio do próprio corpo estaremos proporcionando o instrumento ideal para se comunicarem com o mundo. Frank afirma que devemos ajudar as crianças a tomar consciência de sua potencialidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com