TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil: Fundamentos e Métodos

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

Atibaia

2017

FRANCIELE APARECIDA PACIENTE ROMERA – RA 4192741045

GRACIELIA FERREIRA DA SILVA – RA 4216764011

IDA MAE SANDRI RAMOS – RA 5314433235

JULIANA APARECIDA BARBOSA BUENO – RA 9022001228

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        REVISÃO DE LITERATURA (REFERENCIAIS TEÓRICOS)        4

3        JUSTIFICATIVA        5

4        OBJETIVO GERAL        6

4.1  OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

5        METODOLOGIA        7

6        CRONOGRAMA        8

7     CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 9

8        REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

A iniciativa da proposta deste trabalho deve-se ao fato da supervisora Cristiane ao assumir a coordenação de uma escola de 1º ao 5º ano, observou que as professoras das séries 1º ao 3º ano apresentavam muitas dificuldades em relação à alfabetização das crianças. Percebeu também que elas divergiam em seus argumentos pedagógicos, algumas afirmavam que era necessário muita seriedade e atividades diárias intensas, inclusive tarefas de casa, outras afirmavam que as crianças só queriam saber de brincar, já outras professoras questionavam e afirmavam que as crianças eram desligadas, não tinha interesse, só queriam saber de internet e aplicativos.  

Ao ouvir os relatos dos professores Cristiane faz uma série de coleta de dados e pesquisa, observando os trabalhos em sala de aula, inclusive planejamento, observou também os alunos durantes suas atividades e realizou rodas de conversas com eles. Após a análise das informações colhidas, concluiu que para equacionar os problemas relatados com a alfabetização das crianças será necessário construir um plano de formação para estes grupos de professores, promovendo o conhecimento e utilização de novos mecanismos educativos para os alunos do 1º ao 3º ano, contribuindo com a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Este trabalho esta organizado em 7 capítulos, onde, o primeiro terá um breve relato do trabalho da coordenadora Cristiane e os problemas encontrados na alfabetização das crianças de 1º ao 3º ano. Adiante, serão abordadas algumas concepções pedagógicas acerca da formação continuada de professores, alfabetização de crianças de 1º ao 3º ano, o uso das novas tecnologias na alfabetização e o uso do lúdico. No capítulo 2 optámos por abordar a leis que estão pauta a necessidade da formação, reciclagem dos professores e as metodologias de alfabetização. Seguindo desta forma, no capitulo 3 será exporto os problemas levantados pela Cristiane e os argumentos com embasamento teórico para sana-los. Os capítulos 4 e subcapítulos são os objetivos, geral e específico do projeto. Já a metodologia, capitulo 5, será exposto as ações desenvolvidas para o curso de formação e subsequente o cronograma, capitulo 6, onde será discriminado cada ação e as datas que acontecerão, e pôr fim a apresentação da conclusão e bibliografia.


  1. . REVISÃO DE LITERATURA (REFERENCIAL TEÓRICO)

Atualmente as práticas pedagógicas nas escolas vêm exigindo professores mais capacitado e preparado para trabalhar com a alfabetização nas escolas, neste sentido a formação continuada de professores possui um papel relevante, uma vez que preparar professores para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural e varias práticas pedagógicas no contexto escolar, permite uma aprendizagem mais enriquecedora e gostosa aos alunos.

  •  De acordo com art. 214 da Constituição Federal - Plano Nacional de Educação - PNE nº 13.005, de 25 de junho de 2014: em anexos, metas e estratégias:

5.4) fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos (as) alunos (as), consideradas as diversas abordagens metodológicas e sua efetividade;

5.6) promover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós-graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores (as) para a alfabetização;

  • Referente ao direito da alfabetização pode encontrar no MEC: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem por finalidade a construção de situações favoráveis de aprendizagem, em uma perspectiva inclusiva, isto é, em uma perspectiva de garantia de aprendizagem para todos;

  • Já, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16: Estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”, afirma ainda que o brincar serve como base para um desenvolvimento pleno e saudável das crianças, aquilo que as ajuda a compreender e se relacionar com o meio; estimula a cooperação; desenvolve a iniciativa, a curiosidade, o interesse e o senso de responsabilidade. 

3  JUSTIFICATIVA

A Alfabetização exerce uma influencia muito importante na formação do sujeito. Compreende-se que a alfabetização se caracteriza pelo domínio de leitura e escrita, mas é necessário que os professores apropriemse de habilidades e metodologias pedagógicas que possibilitem a leitura e escrita de forma adequada para as crianças dos anos iniciais (1º aos 3º anos), nas mais diversas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (397.1 Kb)   docx (226.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com