TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Atividade Contextualizada

Por:   •  6/11/2018  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  2.627 Visualizações

Página 1 de 4

UNINASSAU

PEDAGOGIA - EAD

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SHALIMAR MICHELE GONCALVES DA SILVA REIS

DÉBORA SANTOS

VÍTOR CARVALHO MIYASHIRO

Uma escola X tem uma turma de Educação de Jovens e Adultos com 20 alunos matriculados onde apenas 15 frequentam as aulas, as idades dos mesmos variam entre 18 a 45 anos, é possível notar que durante o horário de aula existem aqueles alunos mais jovens que por sua vez e em grande maioria vão á escola para se socializar, ter um lugar para sair todos os dias, trocar conversa porém em contra partida nos alunos com idades mais maduras vemos que costumam levar a aula a sério pois sonham um dia em poder assinar seu próprio nome, ter sua ficha 19, recuperar o tempo perdido na juventude.

Contudo existem algumas dificuldades enfrentadas por eles a grande maioria reclama de excesso de cansaço pois afirmam que saem cedo todos os dias para trabalhar em serviços pesados muitas vezes realizados em lavoura, indústria, comercio, construção civil, vendas de rua, no caso das mulheres se somam as atividades domesticas e as responsabilidades com a casa, os filhos, o marido, e seus respectivos trabalhos, muitas vezes esses alunos se desmotivam pelo cansaço, pela ausência de materiais didáticos que despertem a sua curiosidade, pelo barulho causado pelos alunos que passam a aula conversando e brincando, pela falta de estrutura física no prédio utilizado, todos esses fatores causam sérias consequências na aprendizagem ou para muitos a ausência dela.”

Baseando se nos fatos informados pelo texto, ilustre um cenário em que possam ser corrigidas possíveis falhas cometidas pelos atores da situação, indique quais dificuldades serão encontradas, e recomendem como a situação deverá ser abordada e solucionada para este estudo de caso.


        
As políticas públicas educacionais brasileiras têm como uma de suas principais bandeiras a promoção da inclusão social e da inclusão escolar. O caso que está sendo abordado nesta atividade corresponde à situação daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no período convencional, ou seja, na infância e adolescência. O grupo em questão apresenta, ainda, uma característica que é a heterogeneidade de faixa etária, o que causa alguns problemas entre alunos mais jovens e mais velhos. Ademais, existem outras dificuldades apresentadas, como o excesso de cansaço pós trabalho, a ausência de materiais didáticos que despertem a curiosidade e a estrutura física deficiente do prédio utilizado.

        O problema da falta de seriedade pode ser reduzido pela proposição de um debate entre os alunos sobre o próprio tema da educação de jovens alunos. Poderia ser estimulada a ideia da importância da oportunidade de estudar para os alunos mais jovens. Os alunos mais velhos, na faixa dos 40, 45 anos, poderiam falar como gostaria de ter estudado mais jovens, entre os 18 e 20 anos, e quais oportunidades deixaram de aproveitar durante a vida pela a falta de acesso à educação em sua juventude.

        Sobre o excesso de cansaço, as soluções precisam ser mais criativas. A redução da carga horária, dando um ensino mais pontual durante a aula e estimulando atividades culturais aliadas ao lazer do final semana, como ler um livro ou assistir a um filme, poderia reduzir esse problema. Outra ajuda poderia vir de um profissional de nutrição ou medicina, com orientações sobre alimentação, vida saudável ou, ainda, indicação de polivitamínicos que normalmente não são tão caros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com