TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA series iniciais

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

FATIMA VIEIRA DA SILVA RU:852036

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

VILA VELHA

2015

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

FATIMA VIEIRA SILVA RU:852036

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estagio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos da UTA- Diversidade Cultural. Curso de pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional de Curitiba. Tutor: Ana Carolina Queiroz Costalongo,Polo de apoio presencial NEP Vila Velha ES.

VILA VELHA

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho é um relatório de Estágio Supervisionado realizado na escola Alger Ribeiro Bossois, no turno noturno acompanhando o trabalho da pedagoga e do professor regente. Teve como objetivo conhecer na prática como acontece o processo no dia- a- dia na escola, onde estão matriculados 179 alunos na faixa etária de 15 anos a 60 anos. No relatório será apresentada a característica da instituição estagiada, será abordado o desenvolvimento e a analise das atividades observadas no trabalho com o pedagogo da escola. Foi encontrado um ambiente educativo de qualidade, profissionais desenvolvem as potencias dos alunos e favorecem o processo de ensino e aprendizagem. A modalidade EJA de jovens e adultos é oferecida a todos os alunos que não tiveram oportunidade de acesso na idade própria ou apresentam defasagem de idade. O estagio foi realizado no período de 40 hs pela as alunas, Maria Aldina, Maria Aguinailda, Maria de Fatima,Uadylla.

1.0 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS OBSERVADOS

As primeiras características físicas da escola estagiada se encontram em perfeito estado de uso, sendo um prédio de 2 pavimentos.

No pavimento térreo é composto de sala de supervisor, sala do coordenador, almoxarifado, uma rampa, refeitório, cozinha, deposito de merenda, deposito de limpeza, vestiário feminino e masculino e adaptados para deficientes físicos,5 salas de aula,3 módulos, secretária, sala de diretor, sala dos professores, sanitários administrativos masculino e feminino ,elevador e auditório.

Descrição do pavimento superior contem um laboratório de informática, corredor norte e sul, banheiro de alunos masculinos e femininos e adaptação para deficientes físicos,8 salas de aula, sala de multiuso, sala adaptada para inclusão. A escola tem uma boa iluminação, ampla ventilação e a limpeza é sempre supervisionada pela equipe de ASG,a cada datas comemorativas as decorações são atualizadas, os moveis estão em bom estado de uso e conservados. Estado físico da escola atende bem as necessidades dos jovens e adultos

O ambiente da sala observada é bastante disciplinada, organizada onde os alunos sentam em fileira e vez por outra se dividem em grupos para administrar trabalhos escolar. O horário da entrada dos alunos do turno noturno inicia a partir das 18:20 hs, onde as 20:10 mt é oferecido o lanche e ás 22:00horas a saída dos mesmos.

Durante as realizações das aulas os alunos se interagem bem entre eles e os professores principalmente na realizações de atividades, como aulas de artes onde é oferecido vários projetos diferenciados.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA

O perfil dos profissionais que compõem a equipe pedagógica são: Diretora pós graduada e formada em pedagogia, gestão na área de educação, atua há 25 anos, sendo 8 anos como diretora na escola estagiada.

Pedagoga: Formada em pedagogia, curso de capacitação na EJA,na área da educação atua 24 anos, sendo que 4 anos na escola estagiada.

Coordenador: Licenciatura em pedagogia, especialização em educação infantil,5 anos na área da educação e 2 anos na escola estagiada.

Professores: Na escola estagiada os professores são todos formados e pós graduados, com mais de 5 anos de experiência em sala de aula. Característica do professor de geografia ele obtém pós em geografia do Brasil, pisco pedagogia,10 anos na área da educação e 2 anos na escola estagiada.

Merendeiras: Possui curso na área que trabalham, uma vez por ano tem capacitação, oferecida pela empresa terceirizada que elas trabalham pela prefeitura do estado.

Porteiros: Tem capacitação uma vez por ano, oferecida pela empresa que eles trabalham que presta serviço pela prefeitura do estado, e todos precisam ter curso para atuar na área em que trabalham.

1.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO

Orientar o trabalho escolar nos seus respectivos turnos, planejar e executar ações educativas que promovam o desenvolvimento cognitivo, efetivo e social do aluno.

Desenvolver os projetos específicos, criando maior dinâmica no cotidiano escolar e ampliando as oportunidades educativas dos alunos; assegurar ao desempenho o acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com