TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.295 Palavras (14 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

EDILAINE ANZOLIN

RU: 757794

ESTAGIO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

DOIS VIZINHOS

2015

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

        

Edilaine Anzolin

Ru: 757794

EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório Descritivo apresentado como requisito parcial para a disciplina de estágiosupervisionado EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS sob a orientação da Prof.ª Alice Mencatto.

DOIS VIZINHOS-PR

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................. 04

ESCOLA ESTAGIADA.......................................................................................05

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA..........................................................................07                  

CONCEPÇÕES PEDAGÓGICA DA ESCOLA...................................................08                                                                                                                                                                                                                                      

ANÁLISES REFLEXIVAS DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO...........................................................................................08 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO..............................09

Conclusão..........................................................................................................12

PLANO DE AULA..............................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................15

ANEXOS............................................................................................................16

INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado no colégio municipal Teotônio Vilela na turma EJA no período noturno localizado no centro de NOVA PRATA DO IGUAÇU PARANA Esse estágio teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita. O relatório apresentado traz em sua composição a descrição de observações e experiências vivenciadas pelo acadêmico, das atividades desenvolvidas e resultados.
        Indo além da sala de aula, analisando as diversas formas de relações entre professor e aluno, observando a estrutura física e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar como um todo. O estágio tem cumprindo de forma eficiente para o mundo acadêmico e profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de observar a pratica docente e cotidiano escolar. A realização de estagio e incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a pratica profissional alem de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no curso de pedagogia.

ESCOLA ESTAGIADA

Um planejamento de ensino e um procedimento didático necessário para nortear as ações do processo pedagógico de forma de atender os objetivos que se pretende atingir segundo Turra e por meio de planejamento de ensino que são previstos os resultados desejáveis na praticam docentes e também os meios necessários para alcançar os objetivos propostos.

A observação e uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois ela aproxima o educando da teoria trabalhando em sala de aula. A compreensão dos fenômenos naturais, químicos, físicos e biológicos passa pela observação. Nessas aulas experimentais, o professor poderá trabalhar alem do conhecimento cientifico, os aspectos históricos, sociais e ambientais dependendo do seu planejamento.

A metodologia adotada devera ser a mais adequada possível, no que diz respeito ao assunto que esta sendo estudado, de modo que venha a atender as necessidades do professor que atua na área tendo como foco a articulação entre a teoria e a pratica das disciplinas que compõem com vistas a desenvolver o raciocínio lógico do aluno. Para que o aluno seja considerado um sujeito ativo em seu processo de aprendizagem, ele deve entender a relação entre os conceitos em sala de aula e os fatos ocorridos no se dia a dia sendo esse conceito significativo para a sua vida. Na visão do aluno tem um papel relevante na construção do conhecimento faz com que sua aprendizagem seja mais expressiva, pois mostra o conhecimento como um saber mais sistematizado o que torna mais significativo o entendimento do ambiente em que se vive.

Muitos objetivos na educação DE JOVENS E ADULTOS se referemà efetiva aprendizagem dos conteúdos. Para atender a todos os objetivos proposto e necessário que o professor estabeleça critério na organização de conteúdos, fazendo uma seleção que venha a atender os interesses e as necessidades dos alunos, pois o conteúdo apresentado deve ter o propósito de despertar nesses o interesse pelo que esta sendo ensinado.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como modalidade educacional que atende a educandos-trabalhadores, tem como finalidades e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os educando aprimorem sua consciência crítica, e adotem atitudes éticas e compromisso político, para o desenvolvimento da sua autonomia intelectual. O papel fundamental da construção curricular para a formação dos educando desta modalidade de ensino é fornecer subsídios para que se afirmem como sujeitos ativos, críticos, criativos e democráticos. Tendo em vista esta função, a educação deve voltar-se a uma formação na qual os educando possam: aprender permanentemente; refletir de modo crítico; agir com responsabilidade individual e coletiva; participar do trabalho e da vida coletiva; comportar-se de forma solidária; acompanhar a dinamicidade das mudanças sociais; enfrentar problemas novos construindo soluções originais com agilidade e rapidez, a partir do uso metodologicamente adequado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (588.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com