TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTIGMA E CURRICULO OCULTO

Por:   •  28/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

ESTIGMA E CURRICULO OCULTO

O Texto começa com o caso do garoto que entrou  dentro de uma escola no Rio de janeiro e matou 13 adolescentes.  Dai começa as pautas. O caso desse menino teve vários fechamentos cada um concluía algo sobre os motivos que levou ele a cometer essa chacina, se era psicológico, social ou se era falta de segurança na escola, mais o grande enfoque foi sobre a escola em geral.

A escola é um lugar onde o individuo aprende normas, conceitos, conhecimentos e como se portar perante a sociedade, é na escola junto com o grupo de alunos que ele vai formando sua identidade ou então a falta dela. Não sei se a escola esta preparada pra tantas mudanças de comportamentos dos alunos e se ela sabe explicar essa fusão.

O texto ao seu decorrer fala muito sobre o currículo da escola perante esses alunos com problemáticas e aqueles com algum tipo de deficiência seja intelectual ou física. Acho mesmo que o papel do currículo tem muito a dizer sobre as consequências geradas nos alunos, demando do currículo preparar um conteúdo a partir do publico diferenciado , levando em conta as necessidades especificas de todos.

Se ali naquela instituição tem crianças com deficiência física ou intelectual a escola tem que estar preparada para recebe-las e a fazer com que a escola as aceite também,  pois quando deparamos com alunos dessa maneira jogamos uma expectativa sobre ele e isso não é certo e nem justo com a criança.

Então podemos questionar o papel do professor a frente disso tudo. Qual a solução a ser tomada? Será que esses professores são capazes de afrontar o currículo escolar e resolver as demandas  que envolve alunos com quaisquer tipo de problema?

Podemos dizer que a resposta é sim e não ao mesmo tempo. Depende do profissionalismo e da capacidade desse professor. Se temos uma problemática , podemos resolver e sabemos como ajudar porque nos calamos? Esse aluno em questão esta a espera de alguém que o intenda e o ajuda passar por dificuldades, o papel do professor é ter olhos para poder enxergar isso, sem menos o aluno pedir, somente pelas atitudes.

O currículo tem que ser em prol da homogeneização, pois é ali onde o conhecimento se separa, por classe social, étnica, times de futebol, religião e politica, se tem essa classificação é onde surge brechas para uma mente com problemas atuar, como no caso do menino que matou 13 adolescentes no RJ.

A grande solução talvez seja construir um currículo nas escolas onde tem abertura para as diferenças, formas de adaptação, contradições, e preparações dos profissionais e alunos, principalmente com os que possuem deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com