TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO NO CAMPOS - MOVIMENTOS DE CONQUISTAS

Por:   •  15/4/2021  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

UNICEP

Pedagogia – EAD

Teorias de Currículo e programas escolares -Juliana Guedes R.A. 3610400

Unidade 5 – Educação no campo

  1. Estudo no campo movimentos de conquista

Como visto na unidade 5, temos hoje a educação no campo reconhecida, como uma necessidade, e uma identidade.

Os movimentos realizados pelos trabalhadores rurais e sem terra, brigaram e conquistaram para que suas crianças recebessem ensino com qualidade e igualitário as crianças que residem em área urbana.

Para que isso fosse possível, o movimento reivindicou o reconhecimento das necessidades e particularidades do campo, como calendário de colheitas, distância, estrutura ,etc, e das pessoas que lá residem, não mais sendo vista como a afirmação do inicio do século , "educaremos as crianças do campo no campo, para que não lote as escolas e a área urbana" contendo com isso o movimento migratório. Nesta época o ensino básico era secundário em relação a educação na cidade.

Com as movimentações realizadas , também conseguiu-se profissionais de qualidade, com magistério ,sem descaracteriza-los, para as escolas do campo (Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009).

Essas escolas então passam a ter o objetivo de melhorar, transformar e aprimorar esses alunos, o que antes a educação rural o ensinava a permanecer no campo e como lidar com o campo, agora os pequenos tem a perspectiva e a chance de se transformar e escolher o seu futuro.

Ao longo dos anos hou uma organização e formação, o pronacampo, ministério da educação, movimentos sociais e sindicais em prol do campo, agiram para que algumas diretrizes fossem criadas para garantir, ajudar, e estruturar a educação no campo.

Essas diretrizes garantem que o universo rural brasileiro tenha o direito de estrutura escolar, material adequado e profissionais qualificados, além de manter um ensino articulado entre a família/comunidade e escola.

Em 2009, foi criada para complementar os direitos dos camponeses a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que garante a alimentação aos estudantes do ensino básico com o incentivo para a aquisição de alimentos diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos.

Como todo ambiente escolar nas áreas rurais os problemas e desafios também existem, como a evasão escolar, o calendário de colheitas, a estrutura e o transporte , etc. Mas já podemos identificar atualmente uma politica mais preocupada e que começa a considerar a cultura desta parte da população.

Não podemos dizer que a educação no campo, alcançou o mesmo nível e grau da educação urbana, mas engatinha para um futuro onde a igualdade está.

A escola e o seu reconhecimento no âmbito rural trouxeram para o camponês a possibilidade de conquistar um futuro melhor e diferente da sua hereditariedade.

  1. Referências bibliográficas:

Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/educacao-no- campo.htm Acesso em: 17 nov 2020.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32408-educacao-no-campo. Acesso em: 17 nov 2020

Disponível em:  73302008000400008. Acesso em: 17 nov 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com