TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PEDAGOGIA

Por:   •  21/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.029 Palavras (25 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

OSIENE BOMFIM SANTOS DE SANTANA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

ITAPETINGA-BA

2017

OSIENE BOMFIM SANTOS DE SANTANA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – GESTÃOl – 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

                                                            Tutor eletrônicoSandra Regina Cunha Perini

                                                                        Tutor de sala: Ana Amelia Tenorio Costa Gomes

Itapetinga-BA

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROPOSTA/PROJETO DE ATUAÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Proposta de Atuação        08

4.5 Relato da Apresentação da Proposta de Atuação        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12


1 INTRODUÇÃO

O presente relatorio tem como foco central relatar as vivencias durante o Estagio Curricular Obrigatorio III em gestão Escolar, realizado no curso de Lincenciatura em Pedagogia na Instituição UNOPAR-Universidade Norte do Parana, com a carga horaria de 100 horas que foram distribuidas atraves de diversas atividades onde foi possivel analisar a realidade  escolar e os documentos disponiveis como: Projeto Politico Pedagogico PPP e o Regimento Escolar.  

O estágio em gestão escolar é de suma importância para a formação do profissional que atuará na educação básica uma vez que propícia à verdadeira união entre a teoria e a prática, mesmo assim, é complexo determinar o quanto o graduando pode aprender com as experiências vivenciadas na disciplina em gestão e no estágio supervisionado na escola.

O estágio é um eixo articulador entre teoria e prática. Portanto, a oportunidade em que o professor em formação entre em contato com a realidade profissional com todas as suas implicações, em que irá atuar, para conhecê-la e para desenvolver suas competências e habilidades necessárias à aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados ao longo do curso.

O principal objetivo foi conhecer os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros, considerando os princípios da gestão escolar, bem como a participação da comunidade nos processos de desenvolvimento, contribuindo, assim, com os saberes e fazeres da organização da escola. Relatamos neste artigo como foi o estágio, e quais as contribuições foram acrescentadas e a importância desta experiência para a vida acadêmica. Procurou-se organizar a pesquisa de forma a compreender como é o funcionamento gestor da escola, através de entrevistas, análise de documentos e anotações das conversações e abordagens com os sujeitos atuantes no ambiente escolar. As pessoas abordadas foram os membros da direção, coordenação pedagógica, professores, funcionários, pais e alunos, bem como o entorno da escola.

O presente trabalho buscou o aprofundamento no conceito de qualidade da educação e sua relação com o conceito de democracia, apresentando os resultados da pesquisa em relação à função da escola e do papel de sua estrutura pedagógica na qualidade do ensino oferecido. Apresenta também o estudo em que a medida da estrutura organizacional se relaciona com a qualidade da educação escolar e com a democratização das relações no interior da instituição de ensino, levando à busca dessa qualidade.

        Este trabalho também tem como proposito relatar  a importância do meu projeto cujo tema é jogos educativos. Que  durante muito tempo o ato de ensinar resumiu-se a transmissão de conteúdo, surgiu a necessidade de uma educação dinâmica, que leve desafios aos alunos.

Os jogos educativos, além de proporcionar diversão tem uma maior interação entre os alunos, torna-se um grande aliado no processo de desenvolvimento da criança. Pode relaciona na prática o conteúdo abordado em sala com o cotidiano dos alunos.

Também se pode comprovar que o jogo além de proporcionar diversão também proporcionou um aumento no conhecimento dos alunos ou ajudou a entender melhor o conteúdo, o Jogo, a brincadeira e o brinquedo, tudo isso pode ser útil para estimular o desenvolvimento do aluno, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A  Escola Municipal Manoel Cândido de Almeida esta situada na rua Caminho 7 – Urbis municipio de Itororó-B

2.1 a importância do estágio para a formação profissional

Visto que a teoria não pode se dissociar da prática o presente estagio é de fundamental importância para o profissional que estar se qualificando na área educação. O contato com o aluno, com os conhecimentos construídos e sua realidade de vida possibilita o profissional a refletir sobre suas práticas diárias na sala de aula. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com