TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II  – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Quilombo-SC

2014

[pic 3]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II  –  EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Sheila Brandão

Tutor de sala: Jucenir Rigon

Quilombo-SC

2014


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4
  2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...............................................................................................5

3- CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO...............................................6

3.1- CARACTERIZAÇÃO DE CAMPO DE ESTÁGIO...........................................7

3.2- A ROTINA.......................................................................................................7

4- PROJETO DE INTERVENÇÃO..........................................................................9

4.1- INTRODUÇÃO.................................................................................................9

4.2- DADOS GERIS DO PROJETO.......................................................................9

4.3- REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................11

4.4- PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO......................................................15

4.5- RELATO DA APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO..........................................39

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................48

 MOSTRA DE ESTÁGIO......................................................................................50

 REFERÊNCIAS...................................................................................................51

 ANEXOS..............................................................................................................52

1.0 INTRODUÇÃO

Quando pensamos em cuidar do ambiente, temos que vislumbrar um horizonte formado com crianças para que aprendam a consumir com responsabilidade e consciência. O consumo do planeta, hoje, é muito grande, tanto com a energia, a água, a poluição e a alimentação.

Porém o consumo renovável é algo urgente para nossa sobrevivência. Por isso, desde pequenas, as crianças devem fazer parte do ambiente, como um organismo vivo, sabendo como tudo ocorre e a importância de cada ser vivo. Garantir a preservação das plantas e do meio ambiente como condição necessária para a sobrevivência humana.

A principal função do trabalho com o tema plantas é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.

Com isso, foi elaborado o projeto “Plantas o Milagre da Natureza” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação das plantas que fazem parte de nosso ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.


2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

 Escola municipal Madre Paulina

No ano de 1994, alguns pais do Bairro Bela Vista sentiram a necessidade de um local mais próximo de suas casas onde as crianças pudessem ser atendidas na parte educacional e pedagógica de pré-escolar à 5ª serie e com programas sociais.

          Após várias reuniões, em vinte e cinco de Novembro de um mil novecentos e noventa e quatro, de acordo com a Lei Municipal nº 1.178/94 foi criada a “Escola Municipal Madre Paulina” para o funcionamento no Bairro Bela Vista, cidade de Quilombo, para atendimento pré-escolar e Ensino Fundamental de 1ª a 5ª série, com implantação progressivo, desenvolvendo ainda o programa social de Trabalho Educativo, instituído através da Lei Municipal nº 1.097/93, de 15 de Outubro de 1996.

 Com terreno adquirido pela Prefeitura Municipal de Quilombo, com área de 9.040 m² e registro de imóvel nº 03.133,foi construída a escola com cinco salas, quatro banheiros, área coberta, cozinha, lavanderia e secretaria, no ano de 1995, iniciando as aulas somente em 1996, juntamente com programa social.

 O nome dado á escola – Escola Municipal Madre Paulina foi sugerido à comunidade pelo Prefeito da Sr. António Rossetto pela devoção e religiosidade com que os moradores do bairro viviam e também pela beatificação da Madre Paulina pelo Papa João Paulo II, em Florianópolis – SC, e pelo exemplo de vida da freira, que foi em favor dos pobres e doentes, onde dedicou-se toda a sua vida religiosa aos mais necessitados.

 Entendendo também que a escola seria um lugar acolhedor, onde as crianças iriam adquirir, além de carinho e amor, teorias e práticas, grande parte da comunidade aceitou a sugestão do nome.

 No livro de Atas nº 01, lavrada no dia 04/08/1995, foi registrada a primeira reunião na escola, com a participação do Prefeito, Secretaria da Educação,  Secretario da Saúde e moradores do bairro, com objetivo de eleger uma diretora provisória, onde a mesma ficaria encarregada dos preparativos para inauguração da escola.

 A diretora ficou assim composta: Presidente: Sergio Pasinato; Vice-presidente: Jaime Lorenzatto; Secretaria: Odete Cofcewicz; 2º Secretario: Valdir Dias; Tesoureira: Inês Monegat; 2º Tesoureiro: João dos Santos e outros membros do Conselho Fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com