TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Educação Infantil

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.516 Palavras (23 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO SEMI PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

PATRÍCIA DAYANE DE OLIVEIRA FONSECA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Educação Infantil

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Anápolis

2016

PATRÍCIA DAYANE DE OLIVEIRA FONSECA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina deEstágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil -6º semestre

Orientador: prof. Sandra Reis, Marlizete Stenle, Juliana Fagaça, Vilze Vidotti, Laura Cabral e Suhellen Lee

Tutor eletrônico: Micaella Pires Silveira

Tutor de sala: Lucas Alves Rezende

Anápolis

2016


sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio        04

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        06

3.3 Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas        07

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................        12

OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO............................................................................12

ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA...............................................................16

REFERÊNCIAS..........................................................................................................22

RELATÓRIO DE APLICAÇÃO..................................................................................22

MOSTRA DE ESTÁGIO ............................................................................................22


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio do curso de Pedagogia – 6°semestre, da disciplina Organização do Espaço Educativo nos anos iniciais .

Este tende fortalecer a relação de estagiárias de ensino, baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento das competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal, este se constitui em importante instrumento de conhecimento, de integração do aluno com a realidade local, social, econômica e do trabalho área profissional.

Durante este estágio orientado pela tutor Lucas com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de seus alunos no curso de pedagogia, observamos o quanto é importante o contato direto com situações diárias da rotina escolar para área que pretendo atuar.

Portanto, um passo de cada vez e acreditando sempre que a educação é à base do conhecimento e para um mundo menos desigual, partindo dessa premissa que a educação deve em sua totalidade, informar, construir, analisar, contribuir, resolver, criticar e educar, pois só se é possível ensinar a partir da teoria e as articulações com a prática, provar, participar, elaborar, cumprir, avaliar, errar, acertar, ensinar, aprender, com prazer, estes compõe a pratica docentes.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O Estágio e o Projeto de Intervenção Pedagógica é constituído e desenvolvido a partir do 5º periodo, é o período onde é trabalhado a gestão da escola, o 6º período tem a finalidade de levar o futuro pedagogo a vivenciar  a prática do dia a dia do professor, é o momento de aprender e ensinar.

Para isso, os estagiários devem desenvolver posturas e habilidades de pesquisadores com observação, elaborando projetos e aplicação de atividades  que lhes permitam compreender, problematizar e intervir nas situações observadas.

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio-

O estágio Supervisionado em Educação Infantil oportunizado pelo curso de graduação em Pedagogia da unopar possibilitou, observar uma sala de aula com atividades de educação infantil promovendo um olhar crítico mediante fundamentação teorica prévia e simultâneamente com 52 horas totais em atividades realizadas  na turma de Educação Infantil II com 21 alunos no turno vespertino. A Escola Evangélica Provisão está localizada em Anápolis – Goiás, na Rua Mauá n. 974 - Centro.É de fácil acessibilidade para os professores, alunos e funcionários, mesmo aqueles que moram em outros bairros. Avizinhança da escola é composta em sua maioria por casas residenciais e as atividades escolares não são prejudicadas. A instituição mantém – se sempre em comunicação com os familiares das crianças, acreditando assim na parceria entre escola e família.

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

 O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira.

Está no estágio à oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer.

À medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente. Sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (364.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com