TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.037 Palavras (17 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ANA CATALINA MIOLA ARROYUELO BATISTELLA RU 762786

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ALFABETIZAÇÃO

ERECHIM, 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ANA CATALINA MIOLA ARROYUELO BATISTELLA RU 762786

RELATÓRIO DE ESTÁGIO



Trabalho apresentado à disciplina de
Estágio Supervisionado Alfabetização no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional Uninter.

ERECHIM, 2018


        SUMÁRIO        

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA        5

2.2.        CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA        5

3.        DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO        6

3.1.        CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO        6

3.2.        CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA        6

3.3.        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO        7

3.4.        DESCRIÇÃO DAS DIMENSÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO(A) PROFESSOR E DA TURMA ESTAGIADA        7

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

5.        REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO


           O presente relatório de estágio está relacionado às ações efetuadas durante o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estágio foi realizado no Colégio Franciscano São José e tem como objetivo de reconhecer, entender e analisar a prática pedagógica cotidiana no ensino fundamental. A construção do presente relatório é de real importância para a prática como futura professora de ensino fundamental. Neste relatório será feita a explanação das aulas ministradas e observadas durante o estágio. Será feita a reflexão sobre o processo educativo, bem como, identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados à turma onde realizou-se o estágio.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estágio e do relatório subsequente se pauta nas tele aulas, estudos individuais, visita à instituição, período de observação na instituição, diálogo com os profissionais da educação e alunos, leitura de arquivos disponibilizados no Ava, consulta ao Projeto Político Pedagógico, entrevistas com profissionais que atuam na instituição, orientação com o tutor, leitura e análise das referências bibliográficas ofertadas pela faculdade.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estuda-se apenas as teorias, não se tem uma real ideia do que é estar frente a uma classe cheia de alunos, onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Onde cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.

Este estágio terá como objetivos: tomada de consciência, identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados ao nível de ensino em questão, refletir sobre as atividades cotidianas do ensino fundamental, observar e analisar as implicações didático-pedagógicas relativas ao planejamento, aos objetivos e aos métodos de avaliação.  

Assim os itens que serão trabalhados dentro do relatório são: identificação da instituição estagiada (localização, horário de funcionamento e níveis de atendimento); será apresentada a concepção pedagógica da instituição, descrição e análise reflexiva das atividades realizadas no estágio e as considerações finais.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado no Colégio Franciscano São José, situado na Av. Quinze de novembro nº 237, bairro Centro, Cep 99700-000, localizada na cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul. O presente Colégio é uma instituição particular, que atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O colégio possui 293 alunos matriculados no Ensino Fundamental, divididos em: uma turma de primeiro ano; três turmas de segundo ano; três turmas de terceiro ano; três turmas de quarto ano; e duas turmas de quinto ano.

  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA
         

A situação do Colégio São José, segundo o Projeto Político Pedagógico, é de realização pessoal, tendo como centro do processo ensino-aprendizagem, o aluno. Os desejos manifestos pela escola, visam a contribuição para formação de cidadãos autônomos e conscientes, críticos que questionem, avaliem e que venham a interferir positivamente na sua realidade.

Para a instituição escolar, a qualidade de ensino será construir uma pedagogia de cunho crítico, criativo, na forma de administrar e democratizar a educação e construir um projeto social com a ruptura do arcaico, numa tomada de consciência da cidadania buscando a inclusão social e a construção de condições favoráveis de ensino, tornando-o mais eficiente e equitativo no preparo de nova cidadania, com estudantes atuantes e críticos.
      Dentro desse contexto, a escola aposta no sentido dialético de informar e transformar, levando o educando a uma consciência participativa. Sendo assim, a ação educativa não é restrita somente a atuação do professor, mas perpassa todos os profissionais da escola, incluindo eles, psicólogas, fonoaudióloga, monitoras, auxiliares de disciplina e a coordenação como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (865.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com