TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Gisseli Izoton Bini 911830

Leonilda Fernandes Farias Modesti 914443

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SINOP

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Gisseli Izoton Bini 911830

Leonilda Fernandes Farias Modesti 914443

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

                                                                       Estágio Supervisionado Educação Jovens e Adultos. Apresentando á UTA – EDUCAÇÃO E TRABALHO FASE I Pedagogia a Distância do Centro UNINTER Tutor Local: Maria Madalena Ferdinando. Centro Associado: Sinop

SINOP

2014

SÚMARIO

  1. INTRODUÇÃO________________________________________________04
  2. A ESCOLA ESTAGIADA_______________________________________06
  1. INDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA______________________06
  2. CONCEPÇÃO PEDAGOGICA___________________________________06
  3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVAS DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO___________________________________________09
  1. CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS OBSERVAÇÃO_____________09
  2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA_______________________________________________09
  3. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA___________________10
  4. PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO_________________________________________11
  5. DESCRIÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS________________________11
  6. PLANO DE AULA__________________________________________12

CONSIDERAÇÕES FINAIS_________________________________________13

REFERENCIAS__________________________________________________15

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho de estágio que a nós foi disponibilizado pela UTA-Educação e Trabalho Fase I, sobre auxílio da disciplina de estágio supervisionado na Educação de Jovens  e  Adultos (EJA) apresenta no desenvolver desse relatório os resultados encontrados em nossas pesquisas em uma escola pública com alunos da (EJA).

O presente estágio supervisionado foi realizado em uma escola pública estadual  no período de 19 de fevereiro a 03 de março de 2015, por nós Gisseli e Leonilda na Escola Estadual Bromildo Lawisch e temos como objetivos.

         Localizar o trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos considerando a variabilidade da oferta dessa modalidade por meio da atuação de diferentes segmentos, instituições e atores sociais.

Conhecer os princípios metodológicos próprios de um processo de ensino-aprendizagem que considera a especificidade da Educação de Jovens e Adultos e de seu público.

         Elencar aspectos relevantes à docência tendo em vista o percurso histórico da modalidade no Brasil.

 Foi importante para nós Acadêmicos conhecer o trabalho com os alunos da EJA , onde tivemos a oportunidade de observar que a professora utiliza o quadro, promove a interação de grupos, fazendo com que os adultos que lá estão  conversem trocando suas experiências e  trazendo para nós um grande aprendizado para nossa prática profissional. 

Usamos como apoio os livros bases da atual UTA, os quais foram norteadores da nossa pesquisa, contaremos com apoio do corpo docente da instituição e da equipe não docente,  que por sua vez faz parte da vida dos alunos dentro da escola, será utilizado os resultados obtidos e passados para o relatório de estágio presente no desenvolvimento desse trabalho. 

Serão apresentados no mesmo a identificação da escola, sendo abordada sua localização, horário de funcionamento, níveis de atendimento como número de alunos. A concepção pedagógica da escola, consultado no PPP e sobre entrevista com o pedagogo. Teremos a descrição e a análise das atividades do estágio com a caracterização dos espaços de observação, como estrutura do prédio e sua conservação, distribuição dos espaços e as especificidades dos profissionais que atuam e descrição das atividades e os resultados que presenciamos.

A ESCOLA ESTAGIADA

2.1 INDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O estágio foi realizado na Escola Estadual Bromildo Lawisch , situada à av. Primavera, s/nº,no bairro centro, CEP78.579-000, localizada na cidade de Itanhangá, no estado do Mato Grosso. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (  66 ) 3578 1159 e do e-mail bromildo.lawisch@gmail.com.

Escola Estadual Bromildo Lawisch oferece o Ensino Fundamental que é organizado pelos ciclos de formação humana e baseado nas Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado do Mato Grosso e Ensino Médio. Dentro dessas etapas estão inseridas na escola as modalidades de Educação de Jovens e Adultos e nas salas anexas Educação do Campo.

O estágio foi realizado no período de  03 de fevereiro de 2015 a 19 de março de 2015 no período noturno, sendo observada a turma de 1º ano segundo segmento.

2.2 CONCEPÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA

A escola tem sua concepção de currículo baseada na formação humana, com metodologias diferenciadas baseadas no sociointeracionismo com uma aprendizagem significativa, onde há construção de aprendizagem de maneira prazerosa. Onde a avaliação deve assumir um papel de forma processual, formativa, diagnóstica, visando à qualidade da aprendizagem, considerando capacidades cognitivas, procedimentais e atitudinais.

        Os Ciclos de formação buscam articular a fase de desenvolvimento humano com as características pessoais do aluno e suas vivências socioculturais e educacionais. Concebendo a educação como processo que se dá em diferentes espaços, tempos e conhecimentos em diferentes instituições - a escola.

Nos ciclos de formação, no interior de cada ciclo, deve-se respeitar a organização dos grupos de alunos (enturmação) por idade, partindo do princípio de que estar junto com os seus pares de idade favorece as trocas sociais e formativas, fortalecendo, assim, a construção da autoestima, da autoimagem e de identidades mais equilibradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com