TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ESTÁGIO SUPERVISIOMADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

DESCALVADO

2015

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba –FACINTER

Aluno: Roberta Factor (RU 454529)

Tutor Local: Cláudia Mª L. Marcolino

Polo de Apoio Presencial: Descalvado - SP

DESCALVADO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA................................................5

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA....................................................6

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS...............................................................7

5 PLANO DE AULA.................................................................................................12

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................14

7 REFERÊNCIAS.....................................................................................................15

1 – INTRODUÇÃO

O presente estágio no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo a observação da ação docente no processo de ensino aprendizagem aos alunos que não foram contemplados na formação inicial.

Os alunos da EJA são jovens e adultos que se depararam com a necessidade de uma formação, sendo sua realidade de mundo diferente da realidade das crianças, por isso, é necessária uma adequação das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino, como afirma Souza:

Ao profissional crítico cabe a tarefa de explorar aspectos da trajetória de vida dos sujeitos concretos, reais, e buscar construir relações entre os saberes da vida e os conteúdos necessários a um aprendizado que vá além do estágio em que o sujeito se encontra. Um aprendizado que tenha sentido de ampliar as ferramentas culturais, ideológicas e políticas para lidar com o mundo. (SOUZA, 2012, p. 15).

O estágio na modalidade EJA é muito importante para que os futuros professores convivam com os alunos que, muitas vezes, sofreram preconceito, discriminação e crítica por não terem estudado na idade certa, levando-os a conhecer a realidade daqueles que não tiveram acesso à escola e, com isso, não aprenderam a ler e escrever, conhecendo assim o contexto de diversidade cultural presente na EJA.

Dessa forma, os sujeitos da EJA hoje são diversos: trabalhadores, aposentados, jovens empregados e em busca do primeiro emprego; pessoas com necessidade educativas especiais, para citar alguns. Daí decorre também a preocupação com o conceito de diversidade cultural no contexto da EJA. Os sujeitos da EJA atualmente são o trabalhador experiente e o jovem com outro tipo de experiência no mundo. A relação entre educação e trabalho está bastante presente nessa modalidade da educação básica, a exemplo dos programas que atendem às demandas voltadas ao ensino médio e profissional. (SOUZA, 2012, p. 20).

Através do estágio pode-se analisar o processo de ensino, observando e planejando ações que poderão ser desenvolvidas com os futuros alunos, ampliando cada vez mais a formação individual e coletiva, pois, a melhor forma de aprender e apreender a prática pedagógica é estando dentro do ambiente escolar conhecendo os alunos e todos os demais envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

Sendo assim, a realização do estágio é muito importante para a articulação teoria-prática, desenvolvendo a linguagem científica, a capacidade de argumentação e o aprofundamento científico que são indispensáveis para a compreensão da realidade permitindo a análise crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.  

 

2- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado – Educação de Jovens e Adultos foi realizado na Instituição de Ensino RSZ Cursos de Capacitação, que oferece diversos cursos, possibilitando à população da cidade e região acesso â educação de qualidade e ascensão profissional.

A escola está situada à Avenida Pio XII, número 110, no centro da cidade, CEP 13690-000, localizada na cidade de Descalvado, no estado de São Paulo. O contato com a Instituição de Ensino pode ser realizado através do telefone (19) 3583 8060 e do e-mail rsz.cursos@gmail.com.

A escola oferta atendimento aos cursos superiores de Graduação e Pós Graduação, Inglês, Informática, EJA, e cursinho Pré-Vestibular.

Na modalidade da EJA, a escola atende um total de 90 alunos, sendo 20 alunos do Ensino Fundamental e 70 alunos do Ensino Médio.

O horário de funcionamento da escola é das 8:30 às 11:30 e das 14:00 às 23:00 horas. O horário para a EJA é das 19:00 às 23:00 horas de segunda a sexta.

O estágio foi realizado no período noturno, sendo observada a turma do Ensino Fundamental.

3- CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Pode-se compreender o termo educação como um processo pertencente ao desenvolvimento humano que vai sendo estabelecido na medida em que se vai construindo os conceitos.

A Instituição Escolar tem por objetivo buscar e empreender ações que pressupõe a formação como um processo global.

A Educação de Jovens e Adultos tem como princípios o direito e a inclusão na perspectiva do reconhecimento da diversidade. O foco da Instituição é o de inserir jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de freqüentar ou concluir a educação básica, no processo de escolarização através da oferta do Ensino Fundamental e Médio, numa perspectiva de letramento que possibilite a vivência de práticas de uso da leitura e da escrita. Com isso, possibilitar o acesso aos bens culturais e intensificar a interação social desses alunos na sala de aula, na escola e em seus contextos sociais e culturais, potencializando a construção de saberes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (435.7 Kb)   docx (388.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com