TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JESSICA SERAFIM CHAGAS - RU 992734

MARCIA MARIA SANTOS DA SILVA - RU 996174

PRISCILA ZIOLI RIBEIRO - RU 1022522

VANDERLEIA ALVES SIQUEIRA PERSEGUINI - RU 1000025

UTA DIVERSIDADE CULTURAL FASE I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

VALINHOS

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JESSICA SERAFIM CHAGAS - RU 992734

MARCIA MARIA SANTOS DA SILVA - RU 996174

PRISCILA ZIOLI RIBEIRO - RU 1022522

VANDERLEIA ALVES SIQUEIRA PERSEGUINI – RU1000025

UTA DIVERSIDADE CULTURAL FASE I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Relatório de Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos, apresentado na UTA Diversidade Cultural, modulo A – fase I, nas disciplinas Estágio Supervisionado.

Tutora: Berenice Edna de Oliveira

Local: Valinhos –SP

Valinhos

    2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................4
  2. A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO EJA............5
  3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA............................................5
  4. DESCRIÇÃO REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DO ESTAGIO.................6 
  5. PLANO DE AULA....................................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................13

           REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................14

1 INTRODUÇÃO

O trato infantilizado é um dos motivos da evasão nas turmas de Educação de jovens e adultos (EJA) e nasce com a ideia equivocada de que se deve dar ao estudante, jovem ou adulto, o que ele não teve quando criança. Por causa disso é preciso também mudar a abordagem e muitas vezes o conteúdo. Trabalhar com material didático infantil sem levar em conta as expectativas de aprendizagem e os conhecimentos prévios é um equívoco com a mesma raiz.

A EJA tem de ser encarada como um atendimento específico, que pede um currículo próprio. Só assim o grupo vai aprender e tomar consciência do que está fazendo.

Se o educador quiser abordar a origem do ser humano, deve tratar o tema de forma adulta com respeito à diversidade religiosa sem se desviar das propostas curriculares e aprofundar a discussão científica, mas do que fazia numa turma de crianças.

Embora a necessidade de respeito a vivência prévia valha para todos os alunos, seja lá qual for a idade deles, no caso de jovens e adultos essa é mais uma premissa fundamental. Cantigas usadas na alfabetização dos pequenos podem ser substituídas por poesias, mais apropriadas para os leitores mais velhos.  

  1. A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO EJA.

O estágio foi realizado na Escola Municipal EMEB Cecília Meireles, situado à rua dos Geraneos, s/n, no bairro Parque Cecap, CEP: 13.273-340, localizada na cidade de Valinhos, no estado SP. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (19) 3869.1155, Diretor Natalino Gatti.

A escola oferta atendimento na educação do ensino fundamental e no período matutino e vespertino e na Educação de jovens e adultos no noturno. O estágio foi realizado no período de 24/02/2015 a 04/03/2015 no período das 19:00 as 22:00, sendo observado a turma de 3º e 4º termo.

  1. CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA

A concepção de Educação da escola pauta-se no ensino, aprendizagem e pesquisa a partir de uma abordagem sócio interacionista.

A equipe escolar desenvolve ações a fim de garantir condições necessárias para uma formação comum indispensável ao exercício da cidadania, trabalhando para a formação de um indivíduo crítico, reflexivo e transformador capaz de agir e interagir na sociedade em que vive. Buscando uma educação de excelência que possa abranger os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar e na convivência humana.

Observamos também a integração e valorização na escola, pois fornece alguns benefícios aos alunos como:

- Merenda escolar – É mantida pela Prefeitura do Município. O cardápio é organizado por nutricionista e na escola é preparada pelas merendeiras. A merenda tem uma ótima aceitação pelos alunos.

- Saúde Preventiva e Assistência Médica: Os alunos são encaminhados e atendidos no posto de saúde do bairro e no UPA. São feitas campanhas preventivas de visão, divulgação de epidemias (piolho, sarampo, rubéola, escabiose, dengue e vacinação).

- Passe escolar: Os alunos que necessitam de transporte coletivo passam por triagem com assistente social na Secretaria de Educação do Município.

- Material escolar: Kits distribuídos pela Prefeitura, mas é de responsabilidade dos alunos completar a lista de outros materiais não contemplados no Kit e que a escola solicita.

4 DESCRIÇÃO REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DO ESTAGIO

4.1 Caracterização dos espaços de observação:

A escola estagiada é bem estruturada, tem salas amplas e ventiladas e todas com ar condicionado, pátio coberto e também área verde. Toda a escola muita bem limpa, inclusive banheiros, pintura nova, bem conservada e com acessibilidade em todo o prédio.

Tem laboratório de informática, biblioteca, refeitório e auditório, espaço de recepção, sala dos professores, salas para serviços de apoio e pedagógico.

Para a entrada, refeições e saída os horários são bem rígidos na escola. São servidas duas refeições no período noturno, janta na entrada e lanche no intervalo de aula e existe um mural na recepção para os alunos se expressarem.

O vice Diretor está presente durante todo o período de aula, tem um ótimo relacionamento com os alunos, sempre na hora do intervalo ela sai da sua sala para conversar com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com