TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  10/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ATIVIDADEPRESENCIAL 2

Estagiário(a): Monike Pandolpho Bezerra

Curso: Pedagogia

Polo CEDERJ: Itaguaí

Instituição: E.M. Professor Castilho

Tutor(a) presencial: Eliseu Molina

Semestre de realização do estágio: 2º

Atividade 14: Elaboração do relatório final de Estágio em Educação de Jovens e Adultos

Introdução

O presente relatório tem como objetivo demonstrar as experiências e vivências do Estágio Supervisionado em EJA, e os aspectos relativos ao contexto escolar e suas particularidades. A oportunidade de estágio possibilita a integração entre o que se aprende na teoria, com a prática, proporcionando ao estudante uma aprendizagem mais significativa e real, tendo em vista o contato direto com a escola, desenvolvendo atividades fundamentais supervisionadas pela equipe da escola. O estágio possibilita ao aluno poder entrar em contato com a realidade e analisar as possibilidades de atuação em sua futura área de trabalho.

O estágio foi realizado na Escola Municipal Professor Castilho, localizada no bairro Ilha de Guaratiba na zona oeste do município do Rio de Janeiro. O corpo discente da escola é constituído de profissionais que em sua maioria residem no entorno da escola, por isso conhecem bem a realidade dos alunos que atendem. Muitas famílias que são atendidas pela escola não tem boas condições financeiras, são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

A escola funciona de acordo com as diretrizes que recebe da Coordenadoria Regional de Educação – CRE, que orienta e dá subsídios para a gestão da escola no que diz respeito as demandas administrativas e pedagógicas. Mas a gestão da escola juntamente com os discentes e comunidade escolar sempre elaboram projetos, festividades e atividades que englobem a real necessidade dos alunos.

A escola tem fácil acesso e fácil localização. Fica na estrada, perto de ponto de ônibus e bem próxima a uma estação de BRT.

É através do CEC que a gestão da escola se torna democrática, pois tem a participação de responsáveis, alunos e funcionários. Tem como objetivo auxiliar na gestão escolar a partir da discussão de temas que direcionam as ações do estabelecimento de ensino.

Atividades realizadas

Foram dois planos de aula confeccionados e executados com a turma com a supervisão do professor orientador. A primeira aula teve como tema Hábitos da alimentação saudável. A escolha do tema proposto para a aula foi feita devido a grande pertinência do mesmo para uma vida saudável em sociedade e também por ser um tema que faz parte da vida dos alunos, sendo assim, um tema significativo para todos os componentes da turma.

A aula foi bastante produtiva e significativa para os alunos e para o professor, pois a turma interagiu bastante, o processo de aprendizagem se deu de forma ampla. Os alunos conseguiram construir conhecimentos e avaliar as práticas cotidianas de alimentação saudável.

A segunda aula teve como tema Números e operações. A escolha do tema proposto para a aula foi feita devido a grande pertinência do mesmo para uma vida em sociedade, já que fazer compras em supermercado faz parte da rotina dos alunos e ter conhecimento sobre os números faz total diferença para a realização de diversas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com