TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação: Atividade de Aprofundamento II

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Aprofundamento II

Curso: Pedagogia                             Disciplina: Educação e Saúde

Nome do Aluno (a): Walquíria Ferreira Nunes Martins      RGM: 1333491

A escola cumpre um papel fundamental para a promoção da saúde, estimulando a autonomia, o controle das condições de saúde e a opção por um estilo de vida mais saudável. Para contribuir bem com saúde, é importante o autoconhecimento, ou seja, o conhecimento que as crianças fazem de si mesmas, assim sendo, o processo de construção da identidade e da autonomia depende da vivência de algumas experiências.

Portanto, é preciso que o professor oportunize aos alunos conteúdos relacionados à diferentes temas, como: cuidados com o corpo; cuidados com a alimentação; cuidados com a higiene e conhecimento e identificação de doenças.

Quando falamos de cuidados com o corpo humano deve ser desenvolvido um trabalho onde a criança possa conhecer e desenvolver hábitos de higiene pessoal e alimentação saudável.

Cuidado com a alimentação deve se trabalhar a finalidade dos alimentos, assim como sua identificação, seleção, armazenamento e higienização dos mesmos e, também aquilo que o individuo come, qual é a qualidade do que está sendo ingerido.

Cuidados com higiene, é conhecer os agentes e atores causadores das doenças, adotar hábitos de higiene e autocuidado, bem como manter hábitos saudáveis.

Conhecimento e identificação das doenças, levar o aluno a associar à falta de higiene no trato com alimentos, conhecimento do corpo com expressão de sensações de dor ou desconforto, valorização do exame de saúde periódico.

A educação em saúde deve transitar entre todos os componentes curriculares, utilizando vários recursos pedagógicos, como leituras de textos informativos, literários, científicos, jornalísticos, peso e medida, vídeos e filmes, histórias em quadrinhos, culinária, o brincar, atividades de educação física.

Ao se adquirir conhecimentos sobre saúde, nossos estudantes irão incoporar valores, aptidões e práticas necessárias para o seu desenvolvimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL. Material teórico Educação à Distância, Educação e Saúde. Unidade II – A importância do autoconhecimento para o autocuidado.

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OsnorIgJWbM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com