TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil: Currículo Atividade de Aprofundamento II

Por:   •  6/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Franca

UNIFRAN

Educação Infantil: Currículo

Atividade de Aprofundamento II

Sergio A. Oliveira Rodrigues

RGM: 15771512

Polo: Anhembi

Curso: Pedagogia

Prof Tutora:  Ivete Livotto

Como já foi visto nas aulas Currículo significa ato de correr, curso, percurso, ou seja, um caminho a ser percorrido e como esse caminho será feito incluindo a forma como será feito e o local. O currículo na educação infantil é o percurso que a criança percorre dos zero a cinco anos de idade aonde começa a introdução da formação escolar, e é claro que esse currículo será expandido conforme a criança cresce e começa o processo de alfabetização e letramento.

Em minha opinião o Currículo é de grande importância, com ele o educador perceberá as facilidades e dificuldades de cada criança, sua personalidade e desempenho nas atividades propostas em sala de aula, estimulando as crianças que tem facilidade e auxiliando as que têm dificuldade, para que todas tenham um bom desempenho nas aulas, pois nenhuma criança é igual à outra, cada uma tem um processo de aprendizado diferente e cabe ao educador descobrir isso.

O Currículo é uma maneira de identificar os costumes e desejos da criança, para que o educador tenha uma base de como educar e cuidar de determinada criança, tendo em mente que o meio em que essa criança está envolvida pode mudar sua descendência de personalidade, seus atos, e educação. A convivência com outras crianças faz com que eles aprendam a compartilhar brinquedos, resolver situações, conviver em grupo e se relacionar com os demais participantes, as atividades em grupo podem promover as boas relações interpessoais, fazendo com que a criança aprenda a conviver no meio social, tanto na família, como na escola, e futuramente a conviver com os colegas no trabalho.

A escolinha infantil é um espaço que abriga uma grande quantidade de crianças e é ali que elas aprendem a conviver juntas, há diferenças que provoca certos conflitos, mas com a ajuda do educador, as crianças irão resolver os problemas e aprenderá a conviver no mesmo espaço que seus amiguinhos. É importante que cada educador acompanhe as fases que desenvolvem a personalidade de cada criança e que essas sejam anotadas para se ter uma noção da evolução de seus comportamentos, acompanhando as dificuldades e procurando sana-las, pois essas crianças serão o futuro de amanhã e elas precisaram aprender a conviver e se relacionar com outros indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com