TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacão

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

                         CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

NOME: JOSIANE AP. DOS SANTOS, RU: 1140130

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- MATERIAIS DIDÁTICOS.

PIRACICABA/SP

Ludicidade.

            A função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude que a criança demonstra na brincadeira e na atividade exercida. Em cada etapa evolutiva a criança passa a ter diferentes brincadeiras, interesse por outros tipos de brinquedos. Mas é essencial que ela tenha oportunidade de explorar todas as fases do brincar.

           A importância do brinquedo é a da exploração e do aprendizado concreto do mundo exterior passa estimular os sentidos, a função sensorial, a função motora e a emocional. A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia.

       A elaboração de brinquedos com sucatas é viável para todas as crianças, pois é de fácil seleção e na maioria das vezes sem custo. Durante sua confecção é possível trabalhar temas diversos, explorar a criatividade dos alunos, incentivando a preservação do meio ambiente mostrando a importância da sustentabilidade nos dias atuais.

Elaboração do Bilboquê com garrafa Pet.

         Durante a escolha das sucatas para confecção do brinquedo foi certificado que dos materiais fossem seguros e de fácil acesso.

Faixa etária: 8 a 9 anos. 

Materiais para a confecção:

• Uma garrafa PET descartável;

• Uma tampinha de refrigerante;

• Barbante;

• Tesoura;

• Materiais para enfeitar;

COMO FAZER: O Professor deverá auxiliar os alunos durante o corte da garrafa PET, cortar na altura do gargalo, lembrando uma tacinha, Cortar cerca de 30 cm de barbante, amarrar uma ponta de barbante na tampinha de refrigerante e amarrar a outra ponta na ponta da garrafa PET, enfeite o bilboquê com os materiais que você quiser, como tintas, adesivos, tecidos, entre outros, pois quanto mais colorido for o brinquedo a criança mostra mais interesse. Após a confecção deve explicar como utilizar o brinquedo, mostrando que objetivo do brinquedo é colocar a tampinha dentro da garrafa sem usar as mãos.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: O brinquedo quando confeccionado com as crianças desenvolve as habilidades e coordenação motora, concentração, cooperação, criatividade. Quando está pronto, desenvolve a imaginação da criança.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS: É muito importante utilizar recursos de fácil acesso. Deve–se mostrar aos alunos a importância do ECOBRINQUEDO. Para isso, o professor deverá explicar sobre a sustentabilidade, a importância em reciclar e reaproveitar o lixo. Enfatizando a importância que cada um faça a sua parte para cuidar do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com