TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fundamental

Por:   •  9/11/2015  •  Dissertação  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I

MARIA VILMA ALCÂNTARA SANTOS REIS

RGM: 14116367

São Paulo

 2015

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental I

Curso: Pedagogia

2015

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Criar situações-problemas.” Jean Piaget

        AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente a DEUS por ter me dado força, serenidade e sabedoria para conseguir realizar este trabalho, aos funcionários da escola Assad Abdala por terem me recebido tão bem e por terem me dado todo o respaldo necessário, e por fim agradeço a professora Isa Stavracas pela orientação e apoio dado no decorrer de todo o trabalho.

DEDICATÓRIA

Dedico essa realização as minhas colegas: Alyne, Cilene, Edimere, Géssica e Letícia que me ajudando durante todo o curso e muito mais nesse semestre e a minha família que apoiou me dando forças e incentivo.

SUMÁRIO

Digite o título do capítulo (nível 1)1

Digite o título do capítulo (nível 2)2

Digite o título do capítulo (nível 3)3

Digite o título do capítulo (nível 1)4

Digite o título do capítulo (nível 2)5

Digite o título do capítulo (nível 3)6


INTRODUÇÃO

Neste relatório estão contidas informações sobre as experiências vividas no estágio de observação supervisionado em ensino fundamental I, no 1° ano, no total de 75 horas e foi realizado na escola Assad Abdala. Está dividido em duas partes, na primeira é a ESCOLA EM SEU CONTEXTO, que se trata da caracterização da escola e a segunda parte, terceira e quarta partes são respectivamente, AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A APRENDIZAGEM, RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA/COMUNIDADE e por fim as conclusões finais.

Este estágio tem o objetivo de fazer com que os graduandos em pedagogia pudessem ter a oportunidade de observar a estrutura da escola e da sala de aula, organização, situações reais existentes nas relações de professor/aluno e aluno/aluno, observar também as estratégias e


a mesma adota em sua prática docente, se são usados métodos sintéticos ou globais e se essa prática é eficiente e se trás bons resultados. Outro aspecto é observar as intervenções e mediações, como e quando são feitas.

As expectativas que tinha ao iniciar o estágio eram de absorver o máximo de experiências possíveis que acrescentassem na minha vida profissional, ter uma visão mais ampla e clara de uma postura de professor de 1° ano, como o processo de alfabetização ocorre em seus diversos aspectos (perceber as fases em que as crianças se encontram, presenciar a realização de sondagens e ver os progressos e avanços desse processo) e como lidar com problemas cotidianos de aprendizagem, relacionamento e comportamento.

 No decorrer do estágio tive várias surpresas e muitas vivências, este relatório trará detalhes de tudo o que foi observado.

1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O LOCAL ONDE O ESTAGIO SUPERVISIONADO FOI CUMPRIDO

1.1 Caracterização da Escola

EMEF Assad Abdala

Logradouro: Avenida Mendonça Drummond, nº 902, Jardim Maringá CEP- 3524-030.

Telefone: 3036-3072.

Dependência administrativa: Publica.

Diretora Nelci de C. Chiarato        

Secretaria de Ensino: DRE-Penha

1.2 ESTRUTURA FÍSICA

A escola Assad Abdala possui um prédio bem estruturado e bem conservado, é um ambiente limpo e organizado, a instituição tem um elevador e rampas de acesso para deficientes físicos e também existe um banheiro para esse público, tem escadas com corrimão dos dois lados e chão tátil na entrada e saída das escadas para deficientes visuais.  Possui 11 salas em ótimo estado, ventiladas com janelas amplas e cortinas para proteger da claridade solar, tem iluminação adequada e são bem equipadas. A escola oferece outros espaços como uma grande brinquedoteca com brinquedos adequados para cada idade, laboratório de informática com 21 computadores em condições de uso, tem um parque com brinquedos para as crianças menores e uma quadra grande onde são realizadas as aulas de educação física com jogos de futebol, basquete, vôlei, dentre outros. Existe uma sala de leitura com livros diversos e possui sala de vídeo.

A escola também tem sala dos professores, sala de coordenação, sala de direção, estacionamento e sala de reuniões que é também usada para atender os pais, um banheiro para os funcionários e quatro banheiros para os alunos e por fim uma cozinha ampla, bem organizada e limpa.


2. FOCOS DE OBSERVAÇÃO

2.1 Informações Sobre o Professor

        Durante meu estágio pude ter o privilégio de observar a professora XXX que leciona no primeiro ano do ensino fundamental, na escola EMEF Assad Abdala à 3 aos. Ela é formada em licenciatura em pedagogia, já lecionou em outras escolas como na educação infantil, mas sua grande paixão é o ensino fundamental pois gosta muito da pratica de alfabetização. A professora marisa é muito tranquila fala em um tom agradável e é muito carinhosa com os alunos, percebi uma grande cumplicidade entra a professora e os alunos, há uma grande harmonia que com certeza facilita a aprendizagem e o desenvolvimento da aula e além da professora passar a teoria, ela consegue passar valorares que ajudarão na formação de um cidadão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com