TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil e formação de educadoras de crianças pequenas

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Tocantins

Alexandre B. Ferreira - 7° período - Pedagogia

Professor: Claudionor

Educação Infantil e formação de educadoras de crianças pequenas

(Marineide de Oliveira Gomes)

O presente estudo sobre o primeiro capítulo ‘’Educação infantil e formação de educadoras de crianças pequenas’’, revela um ponto de vista da autora bastante significativo e atual, pois começa falando do predomínio no campo educacional de mulheres como profissionais da educação.

Classifica-se a creche como berço de um assistencialismo e a escola como um campo físico de pré-alfabetização. Isso porque, na educação infantil as professoras ou professores são considerados substitutos da família que a criança tem.

Oliveira ainda afirma que toda prática é orientada por uma teoria, isso reflete nos pilares da educação infantil, ou melhor, dizendo: tríade pedagógica que é constituída pelos verbos brincar, cuidar e educar.

Seguindo essa reflexão o perfil do educador para trabalhar com crianças pequenas é de um profissional capaz de reconhecer sua identidade enquanto profissional e a diversidade existente nesse campo. Portanto, o perfil é de quem sabe reconhecer sua identidade profissional, é aquele que sabe o que quer.

Com isso, destaca dois grandes conceitos: o de heteronomia e o de autonomia. O primeiro por sua vez é aquele constituído pela dependência de ser mandado e que necessite constantemente que alguém mande nele. Já o segundo, o de autonomia é justamente o que excluí integralmente essa dependência ou necessidade de ser mandado.

A autora ainda faz uma indagação sobre o perfil da escola, o qual não muda. Isso talvez esteja intrinsicamente ligado a maneira de como e quando a sociedade muda. A sociedade está em constante mudança e variações culturais, a escola por sua assume a obrigação de manter certa ordem nessas mudanças, porque se não causaria um caos social. Teoria essa fundamentada em Emile Durkheim.

Por fim, Oliveira apresenta princípios de alteridade e da sua ligação com a construção de identidade. A formação e construção de identidade estavam inteiramente ligada a relação com outro. E já na carreira profissional para o educador, estava integralmente ligada ao desenvolvimento adulto, no decorrer da idade e das vivências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com