TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE APRENDIZAGEM

Por:   •  5/12/2017  •  Artigo  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE GRADUAR INSTITUTO EDUCACIONAL

MARIA DAS GRAÇAS DE MATOS SANDOR

PÓS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE APRENDIZAGEM

SÃO PAULO

2017

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE APRENDIZAGEM

Maria Das Graças de Matos Sandor

RESUMO: Introdução: A pesquisa desenvolvida e apresentada tem o foco e preocupação de explorar a importância da ação lúdica na Educação Infantil para crianças de 03 a 05 anos de idade e suas formas de aprendizagem, pensando assim em uma construção da grande importância da ludicidade para a aprendizagem dessas crianças, em seu processo cognitivo e global. Hipótese: Defende-se a ação lúdica como sendo um instrumento para o reconhecimento motor e psicológico das crianças. A pesquisa dialogara também sobre a importância de uma pratica pedagógica que venha ser diferenciada, com um olhar além do brincar e que utilize essa ação para o desenvolvimento de aprendizagem e de formação do individuo. Objetivo: Buscar assim compreender o desenvolvimento dessas crianças de 03 a 05 anos de idade e sua pratica no movimento lúdico. Metodologia: Pesquisa quantitativa e qualitativa, consultadas e recolhidas através de dados no site do Concelho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas – CRUESP, que permeiam esse tema da ação lúdica, como sendo uma construção socioeducativa e de formação cógnita e global, e discutida a partir de autores como: (Cury 2003), (Vygotsky 1989), (Piaget 1978), (Kishimoto 2002), (Bacelar 2009), (Velasco 1996) e entre outros autores que possui a intenção de um conhecimento mais amplo diante do assunto da ação lúdica e a importância que possui na formação da criança em quanto um ser social.

Palavras-Chaves: Cognitivo, ação lúdica, aprendizagem, ludicidade.

ABSTRACT: The research developed and presented has the focus and concern of exploring the importance of playful activity in Early Childhood Education for children from 3 to 5 years of age and their learning form, thus thinking in a construction of the great importance of playfulness to learning of these children, in their cognitive and global process. Hypothesis: The play is defended as an instrument for the motor and psychological recognition of children. The research will also discuss the importance of a pedagogical practice that is differentiated, with a look beyond playing and that uses this action for the development of learning and training of the individual. Objective: To seek to understand the development of these children from 03 to 05 years of age and their practice in the movement. Methodology: Quantitative and qualitative research, consulted and collected through data on the website of the Council of Rectors of the State Universities Paulista - CRUESP, which permeate this theme of play, as a socio-educational construction and training cognition and global, and discussed from (Vygotsky 1989), (Piaget 1978), (Kishimoto 2002), (Bacelar 2009), (Velasco 1996) and among other authors who intends to have a Playfulness and the importance it has in the formation of the child as a social being.

KEYWORDS: Cognitive, playful action, learning, playfulness.

INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido tem como objetivo investigar a ludicidade na educação infantil, qual a importância do lúdico no desenvolvimento motor das crianças, onde através do lúdico a mesma consegue se adaptar ao ambiente em que se encontra, conseguindo se desenvolver socialmente, afetivamente com todos que se encontra em sua volta no ambiente escolar, e isso também pode ser levado para a vida social em casa com os pais, como os trabalhos escolares que pode ser solicitado pelo professor para que assim a criança venha ter o auxílio dos familiares (Cury 2003).

A ludicidade não está somente inserida no ambiente educacional, mas também esta no dia-a-dia basta ser bem aproveitada, brincar além de gastar energia, também estimula a parte cognitiva do ser humano, fazendo com que o mesmo queira descobrir o que é e para que sirva o jogo ou brinquedo que esta utilizando, e assim nos dias de hoje vemos que muito professores se utilizam desse método para estimular o educando em seu processo de desenvolvimento de ensino e aprendizagem, mostrando que uma aula de artes, matemática, entre outras pode ser inserida nas atividades lúdicas (Vygotsky 1989).

Quando se sabe utilizar as metodologias corretamente à temática desenvolvida fica mais produtiva, e vem a se tornar uma peça chave para o desenvolvimento educacional, os jogos são uma forma de a criança ou até mesmo o adulto se libertar e criar e assim também vir a expressar emoções e suas sensações é também um momento de criar e conhecer si mesmo e o mundo social, aprendendo a compartilhar e também a ajudar.

É fundamental que o educador busque novas informações e ferramentas param se trabalhar com o lúdico em sala de aula, pois a ludicidade está sendo muito importante nos planos de aulas e planejamentos educacionais, onde a mesma favorece momentos de lazer e momentos de aprendizado (Piaget 1978).

O projeto justifica-se apresentar o lúdico no ambiente educacional, com as crianças, desvelar atividades que são primordiais para o processo de ensino e aprendizagem através da ludicidade, com os métodos apropriados desenvolvidos pelos educadores. As crianças conseguem ter produtividade em seu desenvolvimento e na aprendizagem.

Quando se utiliza do lúdico de forma pedagógica, faz com que a criança se familiarize no ambiente escolar e venha se adaptar também, tornando assim a interação na educação infantil bem mais fácil, por isso é importante buscar conhecimento do que é o lúdico e como trabalhar com ele em sala, pois a educação infantil é um processo de iniciação social da criança com o mundo a sua volta, e uma forma de interação é brincando e através da brincadeira que a criança exprime seu universo particular em diálogo as necessidades sociais, medidas pelo professor (Kishimoto 2002).

Através do lúdico se consegue verificar se a criança possui alguma dificuldade, oportuniza a busca de métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com