TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação comparada

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 6

importância da capacitação profissional, evidenciando o papel do supervisor quanto à formação continuada a ser promovida na escola.Explique e se posicione sobre o excerto apresentado no fascículo: “O Supervisor Escolar tem um papel fundamental [...] ser promotor e incentivador das mudanças necessárias na escola, promovendo o diálogo, a reflexão da situação atual da escola, suas necessidades e possíveis ações concretas para democratizar e contextualizar o ensino”.

Primeiramente deve ter entusiasmo e motivação sabendo agir com coerência estar sempre disposto ás mudanças que vão ocorrer no cenário educacional o supervisor escolar deve sempre reinventar-se e recriar-se todos os dias e manter-se íntegro e comprometido com sua missão que não é fácil.

Nada se constrói sozinho é a partir do planejamento da ação que surgem os métodos, as estratégias e o envolvimento dos parceiros contidos na esfera educacional todos devem estar comprometidos com a escola os pais de alunos, professores, direção e supervisão.Estabelecer fortes laços morais entre os professores quanto ao seu trabalho, de tal forma que operem em estreita e esclarecida cooperação, para que os mesmo fins gerais sejam atingidos.

Acredito muito no trabalho em equipe e quando isso acontece tudo se fortalece ainda mais e se o supervisor ser incentivador, inovador e motivar os professores no ambiente escolar tudo caminhará com êxito.

Ajudar os professores a adquirir maior competência didática.

Dar subsídios necessários para que eles possam ter competência em saber agir dentro do ambiente escolar dar ideias e sugestões favoráveis na aprendizagem do aluno não criticar o trabalho dos professores apontando os erros e sim auxiliando nas suas dificuldades.

Orientar os professores principiantes a se adaptarem a sua profissão.

Muitos professores principalmente os recém-formados quando se deparam com uma sala de aula com 30 alunos ou mais, se encontram totalmente perdidos. O que deve ser feito é preparar este professor de maneira que ele consiga tanto atender seus alunos como trabalhar juntamente com a escola mostrar confiança á eles sabendo que não estão sozinhos na tarefa de ensinar e formar seus alunos.

Ajudar os professores a diagnosticar as dificuldades dos alunos na aprendizagem e a elaborar planos de ensino para superação das mesmas.

Acompanhar o rendimento de cada turma verificando quais as dificuldades dos alunos e assim trazendo ideias que sirvam para melhorar a aprendizagem com planos de aulas que atendam eles em salas separadas. Algumas escolas já têm essas salas, mas o que pude observar é que eles não se interessam muito ficam dispersos fazem mecanicamente as atividades.

O ideal seria que algumas aulas de reforço escolar fossem ao ar livre com jogos e brincadeiras que estimulem suas capacidades intelectuais em sala trabalhassem sempre com o computador com atividades lúdicas e educativas.

3- Faça uma análise crítica, relacionando o texto “A prática da supervisão” à realidade das escolas nos dias de hoje.

Acredito sim que se deve conhecer bem seu aluno, mas pode acontecer como já vi por ai ‘’a escola’’ ficar falando esse não tem jeito olha o histórico dele coisas desse tipo são bem comuns.

As escolas nos dias atuais querem se ver livre logo de alunos problemáticos, pois sabem que só assim conseguem trabalhar despreocupados os motivos apontados pelos professores e diretores é a falta de respeito com o profissional o professor é visto como inimigo infelizmente há um abismo entre aluno e professor assim passam o aluno para não terem o trabalho de justificar por que o aluno não atingiu as metas.

Quanto aos conteúdos na prática não funciona se os professores assim o fizessem não teriam tantas reprovações nas escolas e alunos que não concluem o ensino médio e quando terminam o ensino médio não estão preparados como deveriam.

‘’É indispensável ao supervisor o espírito de liderança, comunicação e equilíbrio. ’’

Mas a realidade não é bem assim vejo diretores empenhados dando o sangue pela a escola e o supervisor não caminha junto não se incomoda em ver a situação.

Na prática as coisas são bem diferentes da teoria se não tiver pessoas empenhadas que se dediquem em fazer algo pela a educação tudo vai continuar como esta.

4-Qual é o papel do supervisor em relação ao currículo escolar?

É o papel do supervisor a organização e a coordenação de oportunidades em que professores, alunos e pais possam estudar, discutir, avaliar a qualidade do conteúdo e da prática do currículo. Tem que ter uma metodologia adequada para que sejam apropriados de forma real e significativa também entende-se o valor da participação dos supervisores nas decisões sobre a sua constituição, sua prática e sua avaliação nas escolas.

O currículo deve oferecer, não somente caminhos para que os saberes sejam compreendidos, mas uma visão global da sociedade com suas diversidades e contradições.

5-Explique as funções técnicas, administrativas e sociais da supervisão escolar, destacando a importância de cada uma.

Funções técnicas:

Realizar investigações da realidade educacional e planejar o trabalho de supervisão que se propõe realizar.

Orientar e coordenar o trabalho dos professores, com relação à interpretação e aplicação de programas, uso de métodos e matérias de ensino e avaliação de trabalho escolar.

Auxiliar os professores no conhecimento e aplicações das metodologias adequadas.

Procurar a aplicação inteligente dos princípios das relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com