TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação comparada

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  1.592 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões 1 a 3:

1. Conceitue educação comparada e explique sua importância para o sistema educacional.

A atualidade enfatiza a lida com a pluralidade cultural e multietnicidade e busca, por intermédio da Educação, a humanização das transformações sociais. A educação comparada passa a ser valorizada como elemento significativo para uma melhor compreensão das influencias do processo de globalização nas politicas educativas.

As reflexões sobre a educação comparada possibilitam subsídios teóricos para conhecer e experienciar diferentes sistemas de ensino e realidades educativas. Tendo como objetivo perceber mudanças que ocorreram e estão ocorrendo em diferentes realidades nacionais, como é o caso das mudanças relativas às politicas educacionais.

Nas sociedades em contexto de globalização, enfatiza-se a necessidade de estudos comparados em Educação. A comparação em Educação não é tema contemporâneo nem a ideia de comparação exclusiva desde campo do conhecimento, pois o interesse por comparar se estende a quase todas as áreas da atividade humana, e de modo especial às instituições sociais.

Nos países católicos da Idade Media, o cristianismo exerceu forte influencia na Educação, impondo um modelo homogeneizador, o que tornava incabíveis os estudos comparados.

           2. Faça uma síntese da origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc-Antoine Julien.  

            Marc-Antonie Jullien, lançou a ideia de uma comparação entre os estabelecimentos e métodos de Educação e de Instrução dos diferentes Estados da Europa. Ele apresentou instrumentos que permitiam recolher dados e propôs a criação de uma estrutura internacional.

           A obra de Jullien foi Esquisse et vues préliminaires d’un ouvrage sur l’education comparée, publicada em 1817 e resgatada por Kemény, em 1935. A educação comparada é também conhecida por pedagogia comparada, por ser parte da Teoria da Educação que se refere às analises e interpretações das praticas e politicas em matéria de educação, nos diferentes países e diferentes culturas.

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

As transformações dos sistemas de ensino são percebidas na medida em que se pesquisam não apenas os contextos educacionais nacionais, mas também os internacionais, para relaciona-los, compara-los e analisa-los. É fundamental que se busquem, nas diferentes raízes que constituem a cultura popular, os significados de conceitos e compreensões-chave com que trabalhamos, por exemplo, educação, aprendizagem, ensino.

A educação comparada põe em causa as definições locais dos problemas e das soluções. O objetivo fundamental do projeto inicial do século XVIII e inicio do XX, da educação comparada como método era organizar, sob os auspícios e com proteção de um ou de vários príncipes soberanos e mediante o concurso das sociedades de educação já existentes, uma Comissão Especial de Educação, composta por todos os homens encarregados de recolher, eles mesmos e por intermédio de associações correspondentes, eleitas cuidadosamente, os materiais de um trabalho geral sobre os estabelecimentos e os métodos de educação e de instrução dos diferentes estados da Europa, confrontados e comparados entre si sob esta relação.

Comparar sistemas educativos diferentes é ter perspectiva de revelar a diversidade e as disparidades que existem no interior de uma mesma unidade territorial. Os estudos comparados procuram observar essas sociedades e fornecer dados, incrementando novos conceitos ou ressignificando os já existentes, para que a visão de mundo possa ser mais consciente e a aplicação dos projetos mais concreta, tendo em vista que, numa sociedade diferenciada e respeitadora das diferenças, mas também coesa em virtude do acordo sobre certas regras básicas de jogo, a concentração sobre as estratégias educativas permite, por um lado, superar a concepção e de que a educação é de responsabilidade de apenas um setor e, por outro, garantir o nível adequado de continuidade exigido pela aplicação de estratégias de médio e longo prazo.

Nessa concepção Nóvoa, sugere sete perspectivas distintas para a visão dos estudiosos de educação comparada: historicistas, positivistas, sócio históricas, criticas, da modernização, da resolução de problemas e do sistema mundial. As analises comparadas são processos pelos quais se percebem diferenças e semelhanças e se assumem valores nessa relação de reconhecimento de si próprios e do outro.

4. Qual é o papel da educação comparada nesta era de globalização, em referência aos aspectos econômicos, sociais e culturais?

Com a disponibilidade de informação pelos meios de comunicação social e pela indústria cultural, a globalização exerce intensa influencia na formação da consciência social do sujeito. A difusão transcultural do conhecimento, os modelos de organização, as pautas e politicas de resolução de problemas encontram-se em reinterpretação especifica e com procedimentos de adaptação postos em marcha pelos grupos culturais e nacionais que os recebem, contradizendo algumas realidades educativas quase homogêneas numa agenda comum implementada pelas organizações internacionais.

Com o processo de crescente globalização dos aspectos econômicos e, por consequência, sociais e culturais, o papel da educação comparada, como área acadêmica, toma novo sentido. A tendência em ver o conhecimento como elemento básico da sociedade, somada à tentativa de lidar com perspectivas teóricas e metodológicas diversas e à valorização da pluralidade cultural e da multietnicidade, acarreta o reconhecimento da importância de diferentes visões na interpretação da realidade e isso vem instigando diferentes estudos comparados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (379.6 Kb)   docx (108.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com