TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação comparada

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.013 Palavras (29 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

   EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Defina educação comparada e explique sua importância para a formação do pedagogo. (Pesquise em outras fontes, para aprofundar a sua resposta)

        A educação comparada é vista como uma área interdisciplinar, ainda em formação, tendo em vista que, de forma sistematizada, apresenta-se como uma área relativamente jovem.

         A educação comparada faz parte de um campo de poderes no seio do qual se constroem os centros e as periferias, se constroem as práticas discursivas que consagram os sentidos e definem os limites. As práticas comparativas ajudam a difundir, a nível mundial, um modelo de escola que se desenvolveu na Europa, mas que se tornou universal: a força deste modelo mede-se pela sua capacidade de ser olhado não como o melhor sistema, mas o único possível ou mesmo imaginável.

        Para o pedagogo a educação comparada é importante, pois auxilia a detectar futuros problemas, bem como nas tomadas de decisões e influenciando nos resultados de pesquisas elaboradas no ambiente escolar impondo uma padronização de política educacional.  

        O método não deve se limitar ao reconhecimento das semelhanças e diferenças existentes entre os fenômenos, mas explicar por que eles ocorrem ou o que leva o comportamento da parte a ser diverso. É nesse sentido que reconhecemos a importância da comparação.

        A comparação implica a necessidade de interpretar os dados, de questioná-los e analisar as bases que sustentam a comparação. Dessa maneira, podemos não só contribuir para um debate mais aprofundado, como também para justificar a importância do estudo comparado. O estudo comparado deve ter a finalidade de descobrir o que existe de universal nos processos singulares, descobrir a relação recíproca entre o específico e o universal no mesmo fato.

                Para atingir esses objetivos da comparação, deve-se adotar uma metodologia que supere o particular, o imediato e o cotidiano e que tenha a preocupação de revelar a diversidade.

        

  1. Liste as principais ideias do texto complementar “Estudos comparados: repensando sua relevância para a educação”.
  • A maioria das pesquisas era de caráter quantitativo e seus resultados foram utilizados como orientação para a tomada de decisões políticas e para as reformas dos sistemas educativos;
  • O trabalho comparativo desempenha um papel de fornecer informações que orientam a tomada de decisões políticas contribuindo para a melhoria dos sistemas de ensino.
  • Métodos e bases teóricas insuficientes para estudos falta de professores qualificados, ausência de reuniões e debates para discussão do tema o que dificulta o aprofundamento do conhecimento e da fundamentação das investigações;
  • A globalização afeta os sistemas educativos nacionais, em que os conjuntos de dispositivos político-econômicos para a organização da economia global, conduzido pela necessidade de manter o sistema capitalista;
  • As práticas de comparação ajudam a difundir a nível mundial um modelo de escola que se desenvolveu na Europa e que se tornou universal com a capacidade de ser o único possível ou mesmo imaginável;
  • A educação comparada é concebida por questões educativas na criação de identidades escolares, definidas pela presença de comunidades discursivas, caracterizada por uma reorganização dos espaços educativos, através das regulações econômicas e políticas que atravesses as fronteiras de diferentes regiões;
  • Nos últimos dez anos os países da América Latina iniciaram reformas educacionais, resultantes, em grande medida, de um processo de indução externa articulado com as políticas dos organismos internacionais de empréstimos para os países da região. A necessidade dessas reformas foi justificada mediante a publicação de pesquisas, que evidenciaram algumas deficiências do sistema educativo que alteram a estrutura do Estado e das relações sociais no âmbito de uma nova ordem mundial.

  1. De acordo com a autora Suely Bonitatibus, explique as dimensões da Educação Comparada.
  • Dimensão temporal: envolve a pesquisa num determinado tempo histórico fixo ou em movimento.
  • Dimensão espacial: envolve pesquisas intra-unidades de um município, estado ou regiões de um município, estado ou regiões de um país servindo como investigação, de modo a confrontá-lo com outros países.
  • Dimensão metodológica: é a mais importante, onde o pesquisador sempre tem que ter como referencia a educação ligada ao meio social. Assim, ao fazer uma comparação de um sistema educacional a outro, faz-se necessário sempre levar em conta o contexto social e não apenas o seu caráter pedagógico.  

  1. O que significa comparar? Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro? Para responder, leia o Anexo 1 e/ou pesquise em outras fontes.

        Comparar significa examinar simultaneamente duas ou mais coisas, para determinar semelhanças, diferenças ou relação, em que podem ser confrontadas para tomadas decisões.

        A comparação implica a necessidade de interpretar os dados, de questioná-los e analisar as bases que sustentam a comparação, assim, podemos contribuir e aprofundar os conhecimentos e também justificar a importância do estudo comparado. Tem como finalidade descobrir a relação recíproca entre o específico e o universal no mesmo fato.

        Os pesquisadores e estudiosos perceberam que apenas fazer comparações entre os sistemas educativos não bastavam para resolver os problemas existentes, era necessário tomar alguns cuidados como: pesquisar, procurar interpretar a educação de cada país, por exemplo, observar e buscar compreender o contexto social, destacando as principais dificuldades para então buscar resolver problemas e saber como agir para que possam avançar e evoluir.

        É importante também que um analista do sistema educativo veja quais são os fatores históricos, a fim de descobrir as particularidades em seus aspectos, políticos, cultural, nacional, bem como o espaço geográfico, a economia, a religião, as influências estrangeiras e as influências advindas da pedagogia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (474.6 Kb)   docx (175.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com